AMOR MÚTUO
A CARLOS PAREDES

Do encontro de Norberto Lobo e Ben Chasny na residência no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, em São Miguel, resultou a homenagem perfeita a Carlos Paredes.

Em cinco palcos - Lisboa, Braga, Espinho, Coimbra, Faro e Ponta Delgada - vemos o resultado do amor mútuo que ambos nutrem à obra de Carlos Paredes. Neste microsite partilhamos registos da residência que nos traz música nova.
© Your Dance Insane.© Your Dance Insane.
© Your Dance Insane.
&copy; Your Dance Insane.<br />
<br />
<br />
&nbsp;&copy; Your Dance Insane.<br />
<br />
<br />
&nbsp;
© Your Dance Insane.


 
&copy; Your Dance Insane.&copy; Your Dance Insane.
© Your Dance Insane.
&copy; Your Dance Insane.&copy; Your Dance Insane.
© Your Dance Insane.
Lembra-se de ser um bocado "peculiar" gostar de Paredes no seu grupo de surfistas, skaters e ganzados. Nessa redescoberta, percebeu "quão óptima era" aquela música e que "já a conhecia de ginjeira" quando começou a "explorar os seus detalhes". 

- Norberto Lobo, em entrevista ao Público

 
Ben Chasny que descobriu Paredes em 2004 não consegue falar dele sem se sentar muito direito na cadeira - eis o respeito que a sua música lhe impõe.

- Ben Chasny, em entrevista ao Público

Celebrar Paredes é celebrar um legado de um "compositor genial e intérprete virtuoso, (...) com uma humildade desarmante, [que] gostava de ser desafiado pelos outros e até ia ao Frágil ver que músicas ouviam os mais novos." 

Este é o ano de celebrar Paredes, por Maria João Caetano

O Projeto Invisível #8 / 5. Homenagem a Carlos Paredes

O que mais dizer sobre Carlos Paredes, a sua música e a sua importância? No seu centenário, uma mão-cheia de salas e instituições reúnem-se para celebrar o legado do mestre Paredes, convidando Norberto Lobo, um dos guitarristas portugueses mais importantes e inventivos, e Ben Chasny, norte-americano e nome essencial do livre pensamento da guitarra, também através dos seus Six Organs of Admittance, para criarem um novo universo. Recordamos o próprio Carlos Paredes, numa entrevista dada em 1987 para a RDP - Rádio Comercial, realizada pelo jornalista Jorge Trabulo Marques.

 

FICHA TÉCNICA

FOTOS E VÍDEOS
Rui Filipe Sousa, Your Dance Insane

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO DE CONTEÚDOS
Helena César

DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo