A HISTÓRIA
DE UMA CANÇÃO
Nunca Nada Muda foi a primeira música do novo disco a ser concluída. Neste microsite a banda conta-nos o processo de construção do tema que serviu de mote a todo o álbum Subida Infinita, fazendo-se acompanhar das fotografias de Matilde Travassos.
"Uma ideia que surgiu num retiro que fizemos em Cadima em 2021. Esta gravação é do primeiro ensaio em banda à volta de uma ideia de piano do Tomás."
1
"Nos meses seguintes trabalhámos noutras canções e ninguém estava muito entusiasmado com aquela ideia no meio de tantas outras. Esta gravação surge quase um ano depois, quando o Tomás tentou pegar vagamente numa das partes da maquete anterior e torná-la em canção com melodias de voz que ajudassem a sua causa."
2
"A banda junta-se novamente para ensaiar a canção. Já conseguem ter vários vislumbres da Nunca Nada Muda mas ainda existem várias partes da canção em dúvida - foi constante assunto de debate a pertinência destas diferentes secções. Também não era consensual o arranjo do refrão, que nesta versão estava mais parecido com a parte de orgão do Francisco que viria a concluir a canção. Como mais tarde a letra o explicou, estava díficil fechar esta música em grupo num processo que já ia longo."
4
"Nesta fase temos uma canção com princípio, meio e fim e todos os instrumentos mais trabalhados. Continuava a existir discórdia na secção que ligava o verso e o refrão, que começa com a frase «Desta vez, enquanto a timidez (...)». Gostávamos dela, mas não estava completamente alinhada com o ritmo que queríamos dar à canção. Ficava amolecida. E dividia a banda."
6
"Uma maquete de baixo e piano a tentar estruturar várias ideias soltas."
3
"Um refrão que nos deu alento para continuar a trabalhar na canção. Aqui ainda se ouve "Longa é a corrida e não vai dar (...)." Nesta altura ainda não tínhamos decidido que o álbum se iria chamar Subida Infinita. Na próxima gravação essa ideia e conceito já estavam interiorizados."
5
"Finalmente um salto. O Manel fez um arranjo de cordas para a introdução, e encontrámos um equilibrio de sons e ritmo para o refrão e versos. Deram-se os primeiros passos para se abandonar a secção "polémica" embora ainda apareça no fim do segundo verso. Também nos pareceu que a canção se chamaria Nunca Nada Muda pela forma como a melodia e a letra apareciam na narrativa."
7
"Aqui já podem ouvir uma versão muito avançada da canção, com o arranjo finalizado e a estrutura e as cadências certas. Adicionámos cordas, guitarras acústicas e sintetizadores ao segundo verso."
8
Eventos Relacionados
O Projeto Invisível #6
8. Da alegria à Subida Infinita
Há quem se lance para uma Subida Infinita. É esse o nome do novo álbum dos Capitão Fausto, fruto de anos e mudanças intensas na vida da banda. Domingos Coimbra partilha demos do álbum e o início da Subida Infinita.
FICHA TÉCNICA
FOTOGRAFIA
Matilde Travassos
TEXTO, SOM
Capitão Fausto
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO CONTEÚDOS
Catarina Medina
DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo