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BERRU: SOUND OCEAN
BERRU: SOUND OCEAN
Moderation: Samuel Silva
As part of the Transforming Energy exhibition by the Berru collective and the Temporada Cruzada França-Portugal, Culturgest and COAL present a double conference, the theme being on oceans and the interaction of humans with this global - yet sensitive - ecosystem. A program of two conferences, with one in Portugal and one in France, with the French and Portuguese guests sharing perspectives from the arts, social sciences, and biology. In Porto, research topics and sound experiments of the oceans will be addressed, while in Clermont-Ferrand will touch on the potential of the oceans as an energy production system.
At the Culturgest Gallery in Porto where the exhibition will be on display, there will be a discussion between Berru collective, Clara Amorim, a biologist and specialist in acoustic communication of fish, and Olivier Adam, a specialist in cetacean bioacoustics. The moderation will be conducted by Samuel Silva, artist and professor at the Faculty of Fine Arts at University of Porto.
03 SEP 2022
SAT 18:00
Free entry*
Duration 90min
*when ticket is picked up 30 mins before the start of the session (subject to room capacity).
In English
Biografias
Clara Amorim
Obteve o grau de Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1991, o grau de Mestre em Zoologia - Ecologia Comportamental (Mestrado por Investigação) pela Universidade de Leicester (Reino Unido) em 1994 e o doutoramento em comunicação acústica em peixes pela Universidade de Aberdeen (Reino Unido) em 1997. Em 1997 voltou para Portugal continuou a desenvolver investigação na área da bioacústica no ISPA-Instituto Universitário. Atualmente é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (desde 2018) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Etologia (desde 2016). A sua linha de investigação centra-se na comunicação acústica dos peixes nomeadamente no papel dos sinais acústicos nas interações sociais, como a defesa de territórios e no acasalamento. Mais recentemente, começou a estudar o impacto do ruído antropogénico nas paisagens acústicas marinhas e na reprodução dos peixes.
Website: https://www.fishbioacoustics.pt/
Olivier ADAM
Is a Professor at Sorbonne University, Paris, France. Expert in bioacoustics, he studies sounds emitted by cetaceans to describe their populations and their societies. He is currently working on 3 scientific projects : interactions between mothers and calves in humpback whales, social behaviors in sperm whales and analysis of marine soundscapes. He is the writer and co-writer of more than 50 scientific articles. He was the curator of the whale exhibition, named Baleinopolis that held at the Palais de la Porte Dorée in Pais, France (https://youtu.be/gRbQR77TrRM) and of the photo exhibition called « L’Océan c’est Vivant !» that will be shown from June 13 to July 18 in Paris. He is the co-organizer of international conferences, including the DCLDE workshop (https://www.soest.hawaii.edu/ore/dclde/) and the HWWC congress (https://www.hwwc.mg) . He planned 2 webinars, one on the noise pollution in the oceans (https://oceanambassadors.co.uk/shush-noise-in-the-ocean-sorbonne-university) and the other on the blue economy (https://oceanambassadors.co.uk/blueco-can-the-economy-of-the-oceans-really-be-sustainable).
Samuel Silva
Artista plástico, professor e investigador, vive e trabalha no Porto. Os seus projetos têm explorado relações entre a prática artística e o contexto social, nomeadamente os processos que se abrem ao envolvimento de públicos ou experimentam situações intersticiais entre criação artística e educação não formal. É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e doutorado em Educação Artística e Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas, pela mesma instituição. É investigador integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade(I2ADS) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
BERRU
"Do som como acção sobre o mundo.
Os Berru são um colectivo de artistas que têm vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos baseados não tanto numa ideia de disciplina artística, mas sim numa ideia de exploração de mecanismos, conceitos a materiais muito diferenciados. Trabalham indistintamente com imagens em movimento, escultura, som, new media, sendo que há sempre um elemento performático e muito dinâmico em todas as obras que desenvolvem.
Esse elemento dinâmico acontece quer no momento da concepção das suas obras, quer na experiência que o público faz delas. Não se trata de uma forma de participação ou de activação das obras, mas os dispositivos criados por estes artistas exigem do seu público formas de actividade. A vita contemplativa dá aqui lugar a vita activa em que o público é convocado a acompanhar o processo dinâmico de desenvolvimento das suas obras. As quais não estão imediatamente terminadas, mas são um processo que todos somos chamados a acompanhar e a, de algum modo, finalizar.” – Nuno Crespo