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FICTION AND FAKE
FICTION AND FAKE
Grand Magic tells the story of a jealous man who is abandoned by his wife with the help of a magician, who causes her to disappear in the middle of a magic trick. This man then chooses to spend the rest of his life believing that his wife disappeared inside the magician’s box and that she did not abandon him. Even when all the facts are placed before him, he prefers fantasy to reality.
This story has now been turned into an invitation to reflect upon the intertwinement between reality and fiction and, at its most extreme, the replacement of the former with the latter. In order to do this, we will be bringing together, in a conversation open to audience participation, Tónan Quito, the actor and director of Grand Magic, and Joana Sá, a teacher from Instituto Superior Técnico (IST-UL) and the coordinator of a research project investigating the behavioural dynamics of sharing fake news.
26 JUN 2021
SAT 18:00
Free*
Duration 60 min
subject to available capacity. Tickets can be picked up on the day of the performance, from 3PM onwards.
Biografias
Teresa Mendes Flores
Teresa Mendes Flores é investigadora principal do projeto Photo Impulse no ICNOVA onde coordena o grupo de investigação Cultura, Mediação e Artes, integrando também a direção do centro. Atualmente, é uma das editoras principais da Revista de Comunicação e Linguagens. Projetos financiados em que participou como investigadora incluem: Feminine Politics – Gender Politics and Strategies Oriented Towards Visibility of Women Members of Parliament (2008-2011), History of the Visual Culture of Medicine in Portugal (2010-2013), Culture at the Front Page – A Study of the Portuguese Newspapers During the First Decade of This Century (2012-2014), Stereo Visual Culture – The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography (2012-2015). Realizou um pós-doutoramento sob o tema da fotografia nas expedições científicas portuguesas (2012-2017) e leciona nas áreas da semiótica, arqueologia dos media visuais e teoria da imagem, com principal enfoque para a fotografia e o filme. Dirige atualmente o projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, "Photoimpulse", sobre as missões geodésicas, geográficas e antropológicas realizadas nas ex-colónias entre 1900 e 1960.
Margarida Medeiros
Margarida Medeiros é investigadora do ICNOVA e professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA. Leciona nas áreas de História da Fotografia e Cultura Visual. Participou nos projetos financiados Visual Culture of Medicine in Portugal (2010-1013) e Stereo Visual Culture – The Portuguese Stereoscopic Photography (2012-2015). É coeditora da revista de Comunicação e Linguagens do ICNOVA. Publica regularmente em revistas especializadas, sendo também autora de diversos livros: Fotografia e Narcisismo – o autorretrato contemporâneo (2000), Fotografia e Verdade – uma história de fantasmas (2010), A última imagem – fotografia de uma ficção (2012) e editou a antologia de ensaios Fotogramas – ensaios sobre Fotografia (Lisboa, Documenta, 2016). Crítica e curadora de fotografia, foi responsável por exposições como: Augusto Bobone, Fotoradiografias – 1896 (Fundação EDP / Lisboa, 2014), Tesouros da Fotografia Portuguesa do séc.XIX (em colaboração com Emília Tavares (MNAC / Lisboa, 2015), Fotografia e Viagem (Museu Fotográfico Vicentes / Funchal, 2019).
Helena Elias
Helena Elias é Professora Auxiliar na área da Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Doutorou-se em Arte pública, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2007). Foi Mestre em Artes, pela Grays School of Arts, Universidade Robert Gordon, Aberdeen, Reino Unido (2000) e licenciou-se em Escultura pela FBAUL (1999). O seu projeto de doutoramento recebeu o prêmio Ignacio de Lecea, atribuído pela Generalital e Faculdad de Bellas Artes da U.Barcelona (2009). Enquanto artista, professora e investigadora, articula o ensino e a prática artística, expondo o seu trabalho e publicando diversos artigos e capítulos de livros. Foi-lhe atribuída uma bolsa FCT para a sua pesquisa artística de pós-doutoramento em Escultura na Faculdade de Belas Artes, U.Lisboa. Recebeu o prêmio de melhores práticas do observIST-UL pelas suas oficinas e residência artística no IST Museu de Civil (2019), sob o título "O que há numa linha?" Coordena a linha Investigação em Artes e Ciências do VICARTE, onde desenvolve o projeto Comunidades da Prática – Estratégias Metodológicas para Investigação Colaborativa entre as Artes e as Ciências.
Luis Mendonça de Carvalho
Luis Mendonça de Carvalho é Biólogo, mestre em bioquímica e fisiologia de plantas, doutor em sistemática e morfologia de plantas (etnobotânica) pela Universidade de Coimbra. Professor coordenador no Instituto Politécnico de Beja, onde fundou e dirige o Museu Botânico. Investigador no Instituto de História Contemporânea da FCSH – Universidade Nova de Lisboa/Universidade de Évora. Visiting Scholar na Universidade de Harvard.
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