OPEN CALL ISTO NÃO É UM CUBO

OPEN CALL ISTO NÃO É UM CUBO

Coletivo Residente de Público

OPEN CALL ISTO NÃO É UM CUBO

Coletivo Residente de Público

Isto não é um cubo é um projeto que reúne artistas e públicos de 3 territórios (Évora, Lisboa e São Miguel) para pensar a criação artística atual. Em cada cidade será constituído um coletivo de público residente para o qual abrem agora 8 vagas. 

De dezembro de 2024 a março de 2026, os coletivos de criação OSSO, Teatro do Frio e Space Transcribers apresentam criações que colocam em diálogo práticas artísticas contemporâneas, coleções e públicos de artes visuais. 

Propomos, às pessoas que integrem esta ação, uma intervenção dialogante e de continuidade, com espaços de apresentação, com artistas e com públicos residentes de outros territórios, com vista à produção de um catálogo colaborativo, estruturado a partir da experiência de quem participa.

Entre a caixa negra do espaço de apresentação teatral e o cubo branco da galeria de arte, abre-se agora uma zona cinzenta*, aberta à participação e à reflexão conjunta.

*Black Box, White Cube, Gray Zone é um texto de 2018 da autoria de Claire Bishop.

Em que consiste o projeto Coletivo de Públicos Residentes?

Selecionados através da presente convocatória, os coletivos de público residentes, vão reunir-se ao longo da duração do projeto em encontros regulares exclusivos aos grupos mas também em momentos de apresentações abertas ao público geral.

Os encontros regulares, em formato presencial, serão acompanhados por Blanca Martín-Calero (no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas) e Rui Dias Monteiro (Culturgest e Pó de Vir a Ser). 

O programa integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais. O programa é ainda pontuado por 3 momentos de circulação de públicos com vista ao aprofundamento do diálogo e cooperação entre estes grupos e as suas aprendizagens. Os coletivos de público têm assim a oportunidade de viajar entre São Miguel, Évora e Lisboa para assistirem, em conjunto, à apresentação das novas criações do Teatro do Frio, OSSO e Space Transcribers. 

Quem pode candidatar-se?

Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Lisboa, ao longo de 2024 e 2026, com interesse e curiosidade em desfrutar, aprender, conhecer e discutir sobre processos e práticas artísticas (não é obrigatória experiência).

Em que datas decorre?

O projeto decorre de dezembro de 2024 a março de 2026.

O coletivo de público de Lisboa reúne-se nos seguintes dias: 11* e 25 de janeiro, 3, 15* e 22 de fevereiro, 8* e 22 de março, 5 de abril, 3, 17* e 31 de maio, 1*, 7* e 28 de junho, 12 de julho, 13 e 27 de setembro, 11 e 25* de outubro, 8, 22* e 29 de novembro, 13 de dezembro de 2025. 5, 17 e 30-31 de janeiro**, 14 e 28 de fevereiro, 14 e 19-20 de março** de 2026.

* Sessões com convidados (Filipa Oliveira, Samuel Guimarães, Marta Mestre, Fernanda Fragateiro, Sofia Vitorino, Denise Pollini, Raquel Pedro, Ricardo Vicente, Rodrigo Malvar e Hugo Cruz).
** Estadia em São Miguel por ocasião da nova criação dos OSSO.
*** Estadia em Évora por ocasião da nova criação dos Space Transcribers.

Quais as condições de participação?

A organização garante o alojamento, o transporte e a alimentação nos momentos de circulação bem como o acesso gratuito a todas as atividades. Quem participa deverá garantir o compromisso total para com o calendário do projeto. 

Quais os critérios de seleção?

A seleção será feita por ordem de entrada de inscrições. Em caso de simultaneidade, a motivação e a diversidade de quem se candidata serão critérios preponderantes para a seleção. A confirmação de submissão de candidatura é recebida automaticamente.

A confirmação de seleção será dada, por e-mail, no dia 10 de dezembro de 2024.

© Tatiana Saum.

13 NOV
– 8 DEC 2024

Open applications
Culturgest

Deadline de candidaturas

8 DEZ

Support

República Portuguesa (antigo)DGArtesRPAC

ISTO NÃO É UM CUBO é um projeto desenvolvido em coprogramação pelo Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel), pela Culturgest (Lisboa) e pela Pó de Vir a Ser (Évora).

Este projeto é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Share Facebook / Twitter