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Michael Snow
Michael Snow
As part of The Sound of Snow exhibition, some films by Michael Snow will be shown in the Small Auditorium. These films are not only important elements in the artist's own development, but are also regarded as fundamental milestones in experimental cinema: ranging from his cornerstone filmWavelength to the camera movement of Back and Forth, and the enormous cinematic essay of Rameau's Nephew, these films propose an entirely new understanding of the relationship between cinema and contemporary artistic creation.
08 APR 2018
SUN 16:00
10 APR 2018
TUE 18:30
4€
M/12
SUN 8 APR 16:00
Wavelength, 1967, 16mm, color, sound, 42'
Back and Forth, 1968-69, 16mm, color, sound, 52'
TUE 10 APR 18:30
Rameau's Nephew, 1974, 16mm, color, sound, 4h30 with interval
Sobre os Filmes
Wavelength, 1967
O mais relevante filme de 1968… Um filme muito belo e importante.
Jonas Mekas, Village Voice
Wavelength não tem precedentes na pureza do seu confronto com a essência do cinema: as relações entre ilusão e facto, espaço e tempo, sujeito e objeto. É o primeiro filme pós-Warhol e pós-minimal; um dos poucos filmes que abraçam a ordem conceptual que ocupam a escultura e pintura modernas. Foi certeiramente descrito como o "triunfo do cinema contemplativo".
Gene Youngblood, L.A. Free Press, 1968
Wavelength, de Michael Snow, 45 minutos puros e duros que se tornarão noThe Birth of a Nation do cinema underground, é um documento enxuto de uma sala na qual uma meia-dúzia de negócios existiram e foram à bancarrota. Apesar de toda a sua sofisticação (e é poderoso pelas invenções espaço-temporal-sonora), é uma singularmente direta, descomplicada e radicalmente realista forma de filmar 3 paredes, um teto e um chão. É provavelmente o mais rigorosamente composto filme da atualidade.
Manny Farber, Art Forum
Um filme delicioso, cheio de humor e afirmativo, mas também um filme estranho: um filme-texto, uma silenciosa conversa a cores e a preto e branco, um documento autorreflexivo e uma construção ficcional, um não-filme que subverte as implicações de títulos como The Language of Cinema eHow to Read a Film... por um cineasta de génio subtil.
Michael Ethan Brodzky, Arts Canada, 1982
Back and Forth, 1968-69
Back and Forth não só expandiu as possibilidades da moldura cinemática como postulada em Wavelength, como de facto expandiu os parâmetros da narrativa fílmica tal como a conhecíamos e expandiu-a mesmo para lá de Godard em filmes como Weekend. Em Back and Forth Snow foi capaz de fundir completamente forma e conteúdo, sem no entanto abolir os elementos tradicionais de caracterização e representação.
Gene Youngblood, L.A. Free Press
Rameau's Nephew by Diderot (Thanx to Dennis Young) by Wilma Schoen, 1974
Argumento e realização de Michael Snow. Inicialmente filmado em Toronto e Nova Iorque pelo próprio, Keith Lock, Babette Mangolte, David York e outros.
Comecei a fazer o script deste filme em fevereiro de 1972 e continuei a escrever, filmar, misturar e editar até setembro de 1974. Algumas ideias nele presentes datam de 1966, quando reconheci em mim a ambição de fazer um verdadeiro Filme Falado, ou seja, fiel à sua descrição, chega ao seu conteúdo a partir das simultaneidades entre discurso gravado e imagem; é construído a partir das verdadeiras unidades de um filme falado – a sílaba e o frame. Todas as possíveis relações imagem/som centradas em pessoas e discurso geram as relações filme/audiência: um vasto espectro de possibilidades emocionais, a experiência de ver/ouvir este filme. "Discurso", "Linguagem", "Cultura" – a sua fonte, a sua natureza, provam (?) que, neste caso, uma palavra vale 1000 imagens.
Michael Snow
Até Rameau's Nephew... ninguém exibiu um filme que lidasse tão determinantemente com o espectro de problemas percetivos levantados pelo cinema sonoro.
M. Keller, Chicago Film Centre