"Uma peça apontada às discussões, aos idealismos e às desilusões dos consensos pela paz"
(Gonçalo Frota/Público)
Colocamos a história em perspetiva, em particular, o período posterior à Segunda Guerra Mundial, para saber mais sobre os três anos de negociações (1946-48) para a constituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em palco, a Mala Voadora leva-nos a descobrir mais sobre as relações de poder entre os países e as discussões sobre a "igualdade de direitos". Aqui, começamos por revisitar o passado, através de registos históricos deste período.
"Como pode a arte ir além da discussão histórica, que afeta os direitos humanos através das suas considerações geopolíticas? Como podemos ultrapassar os limites que o uso demagógico das palavras impõe aos direitos humanos?"
(Jorge Andrade/Mala Voadora)
Mala Voadora Companhia de Teatro
A mala voadora foi fundada por Jorge Andrade e José Capela, e apresentou o seu primeiro espetáculo em 2003. Para além de Portugal, apresentou espetáculos como Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Líbano, Luxemburgo, Polónia e República Checa. Em 2013, inaugurou o edifício da Rua do Almada, no Porto. Em 2018, a mala voadora inicia uma nova fase do seu percurso, na qual cria e programa de modo integrado. Se somos “uma companhia de teatro que programa”, as perguntas são: (1) o que é programar quando são especificamente artistas a fazê-lo? e (2) como é que uma companhia que programa faz espetáculos? E, sobretudo: (3) como podem estas duas perguntas interrelacionar-se?
FICHA TÉCNICA
PEÇA
DIREÇÃO
Jorge Andrade, com assistência de Pedro Moldão
APOIO DRAMATÚRGICO
Statt Miller
COM
Ana Isabel Arinto, Bruno Soares Nogueira, Carla Gomes, Carolina Cunha e Costa, Carolina Ferraz, Céline Camara, David Pereira Bastos, Francisco Goulão, Jani Zhao, Jerome Varanfrain, Jorge Andrade, Manuel Moreira, Marco Augusto, Maria Ana Filipe, Maria Toscano, Mariana Magalhães, Pedro Moldão, Sara Belo, Statt Miller, Tomás Barroso.
BANDA SONORA/DIREÇÃO MUSICAL
Batida | Pedro Coquenão
CENOGRAFIA
José Capela, com edição de imagem de António MV
FIGURINOS
José Capela
LUZ
João Fonte, com consultoria de Wilma Moutinho
DIREÇÃO TÉCNICA
João Fonte
APOIO TÉCNICO
Luís Rabaçal
OPERAÇÃO DO SOM
Diogo Cocharro
DIREÇÃO DE PROJETO
Eva Nunes
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sofia Freitas
COPRODUÇÃO
Culturgest e Théâtre de Esch - Luxembourg
APOIOS
Comuna Teatro de Pesquisa, Escola do Largo, GrooveOn,_teatromosca_,Vamusica.
AGRADECIMENTOS
Maria Jorge
A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal–Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e é associada d'O Espaço do Tempo.
MICROSITE
IMAGEM
Marco Pavone e Pedro Jafuno
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Inês Bernardo e Helena César
DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo