DIA ESTUDANTE
13 OUT 12:00 > 22:30
PROGRAMA
GRATUITO para alunos do ensino universitário
*sujeito à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir do 12:00
Artes Visuais x
SAMSON KAMBALU
12:00 > 21:00
Galerias
Artes Visuais x Visitas guiadas x
SAMSON KAMBALU
16:00, 17:00, 18:00
Galerias
Livraria x
FEIRA DE LIVROS DE ARTE
12:00 > 19:00
Foyer entrada
Visitas guiadas x
BASTIDORES EXPOSIÇÕES
Visita às reservas da Coleção de Arte da CGD 15:30 | 16:30 | 17:30
Reservas da Coleção CGD
Teatro x Conferências e debates x
BRUNO LATOUR E FRÉDÉRIQUE AÏT-TOUATI
com conversa pós-espetáculo com Frédérique Aït-Touati, Liliana Coutinho e Odete
19:00
Grande Auditório
Cinema x
ISABEL COIXET
16:30 Elisa e Marcela
21:00 A Minha Vida Sem Mim
Pequeno Auditório
Música x
NORBERTO LOBO
21:30
Anfiteatro ao ar livre
"Quando pesquisamos a fotografia, descobrimos que, na verdade, há ali subversão, porque naquela época, em 1914, era proibido que os africanos usassem chapéus perante os brancos.”
Artes Visuais x
SAMSON KAMBALU
12:00 > 21:00
Galerias
Artes Visuais x Visitas guiadas x
SAMSON KAMBALU
15:00, 16:00, 17:00, 18:00
Galerias
O malawiano Samson Kambalu, recém vencedor do Quarto Plinto (Trafalgar Square, Londres), um dos prémios de arte pública mais famosos do mundo apresenta a sua primeira exposição em Portugal, na Culturgest.
+ Continuar a LerA escultura Antelope, de Samson Kambalu, projeto vencedor para estar em exibição no famoso pedestal da Trafalgar Square, em 2022, é uma reconstituição de uma imagem da era colonial. Retrata uma fotografia de 1914 do padre da Igreja Baptista, John Chilembwe, e do missionário europeu John Chorley.
Samson Kambalu refere que a fotografia original, na qual se baseou para fazer a escultura, o inspirou pela "aparência comum" que tem à primeira vista, “mas quando pesquisamos a fotografia, descobrimos que, na verdade, há ali subversão, porque naquela época, em 1914, era proibido que os africanos usassem chapéus perante os brancos”.
Na escultura, Chilembwe tem uma escala enorme, enquanto Chorley tem tamanho natural. O júri referiu que, ao aumentar a escala, o artista elevou Chilembwe e a sua história, revelando as narrativas ocultas de pessoas sub-representadas na história do Império Britânico em África e não só. Sobre o Quarto Plinto, Samson refere que a sua proposta seria “sempre um teste do quanto pertenço à sociedade britânica como africano e cosmopolita, e isso enche-me de alegria e entusiasmo, e quis propor algo significativo para mim, como um africano”.
O Quarto Plinto é, provavelmente, a comissão de arte pública mais famosa do mundo e o prémio de escultura contemporânea mais importante do Reino Unido. Financiado pela Câmara de Londres (London City Hall) e apoiado pelo Arts Council England, são convidados artistas de renome mundial para criação de obras, para apresentação na Trafalgar Square.
Situado naquela praça, no centro de Londres, o quarto plinto foi originalmente planeado para ter uma estátua equestre do Rei Guilherme IV, mas permaneceu vazio por falta de fundos. Durante mais de 150 anos, o destino do plinto foi debatido. Em 1994, Prue Leith, então presidente da Royal Society of Arts, escreveu uma carta ao jornal Evening Standard sugerindo que algo deveria ser feito a respeito do pedestal vazio em Trafalgar, o que gerou um grande debate público. Cinco anos depois, recebeu a primeira obra de arte, Ecce Homo, de Mark Wallinger.
Desde então, o programa Quarto Plinto tem vindo a convidar e nomear diversos artistas de renome mundial, tendo um grande interesse público e uma legião de seguidores tanto no Reino Unido como em todo o mundo, tendo sido ocupado até hoje por artistas como Heather Phillipson, Michael Rakowitz, David Shrigley, Hans Haacke, Yinka Shonibare, entre outros.
Para além de Samson Kambalu, é também vencedora a mexicana Teresa Margolles, com a obra 850 Improntas, um "anti-monumento" com moldes dos rostos de centenas de pessoas trans, que será apresentada em 2024, na Trafalgar Square.
Afinal o que podemos encontrar nas Reservas de uma Coleção de arte? E como acontece a montagem de uma exposição?
Visitas guiadas x
BASTIDORES EXPOSIÇÕES
Visita às reservas da Coleção de Arte da CGD 15:30 | 16:30 | 17:30
Duração: 30 a 45 min
Lotação: 8 pessoas por visita
Reservas da Coleção CGD
Neste dia abrimos portas às restritas Reservas da Coleção, onde entre pintura, desenho, escultura, fotografia, vídeo e instalação, iremos descobrir como a equipa da Culturgest guarda e cuida das cerca de 1800 obras de arte que atualmente constituem a Coleção de arte contemporânea da CGD.
“Caminhando para um colapso político e ecológico sem paralelo”, por via da crise climática.
Teatro x Conferências e debates x
BRUNO LATOUR E FRÉDÉRIQUE AÏT-TOUATI
19:00
Grande Auditório
Conferências e debates x
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO
Frédérique Aït-Touati, Liliana Coutinho e Odete
20:30
Grande Auditório
A seguir à conferência-performance terá lugar uma conversa entre Frédèrique Aït-Touati, Liliana Coutinho e Odete, artista residente BoCA no biénio 2021-2022.
"Norberto Lobo é – primordialmente – um guitarrista cujo trabalho tem vindo a revelar uma minúcia, sentido de descoberta e criatividade inesgotáveis ao longo de diversos álbuns e inúmeras aparições ao vivo.”
Música x
NORBERTO LOBO
21:30
Anfiteatro ao ar livre