Colocamos em destaque as palavras, os termos, os auxiliares de memória, as notas de rodapé que fazem parte do trabalho de Mattia Denisse.
Um glossário que serve de atalho para chegarmos ao artista e às personagens históricas e ficcionais que o rodeiam.
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HÁPAX
há·pax·-apɐks nome masculino
Palavra ou expressão cujo uso é registado apenas uma vez (num texto, num conjunto de textos ou numa língua).
O trabalho de Mattia Denisse tem-se concentrado na produção de desenhos e outras técnicas gráficas, como a serigrafia ou a monotipia. Distribuídas por sete núcleos, as obras reunidas na exposição permitem conhecer os grandes eixos de produção que o artista desenvolveu nos últimos quinze anos e descobrir o modo singular e bem humorado como o artista enuncia e responde às questões transversais da condição humana. Hápax apresenta cerca de 500 obras, entre desenhos e serigrafias - com técnicas onde predominam grafite, guache, lápis de cor, óleo, monotipia, pedra negra, tinta-da-china sobre papel e caneta Indelével sobre acetato - produzidas pelo artista ao longo dos últimos quinze anos.
Mattia Denisse nasceu em Blois, nas margens do Loire, em 1967. Depois de um périplo que o levou a diferentes lugares na Europa, no Brasil e em África, fez estadias prolongadas em Portugal desde 1999. O estabelecimento definitivo em Lisboa, em 2007, coincidiu com uma concentração do seu trabalho na escrita e no desenho, abandonando a prática instalativa que havia explorado em anos anteriores. A sua obra tem conhecido um crescente reconhecimento internacional, tendo o artista apresentado recentemente o seu trabalho em exposições individuais no Nouveau Musée National do Mónaco e no West, em Haia.
+ Continuar a LerAutores como René Daumal, Ladislav Klima, Viveiros de Castro, Aldred Jarry, Levi-Strauss ou Roberto Bolaño fazem parte de uma constelação de vozes que alimentam o imaginário particular de Mattia Denisse. Nesse imaginário, como refere Bruno Marchand, "tudo o que é da ordem da realidade, mas também da surrealidade, do sonho, da especulação, do fantasma, do espanto e dos fenómenos subtis, tem cabimento. Um certo apreço pelo estudo e pelos métodos científicos detém, contudo, maior peso na sua obra. É por isso que nela abundam noções como ensaio, tratado, história, compêndio, ou alusões a ramos da ciência como a geometria, a ótica, a física ou a patafísica: todos eles instrumentos para a observação e reificação de um mundo interior caleidoscópico".
- ResumirFICHA TÉCNICA
EXPOSIÇÃO
CURADOR
Bruno Marchand
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Mário Valente
PRODUÇÃO
Sílvia Gomes
Fernando Teixeira
PREPARAÇÃO DE OBRAS E MONTAGEM
Isabel Zarazúa
Joana Oliveira
Pedro Alves
Pedro Palma
Xavier Ovídio
PINTURA MURAL
Carlos Gaspar
ESTAGIÁRIO
João Reis
AGRADECIMENTOS
Casa das Histórias Paula Rego, Cascais
Dois Dias Edições
Mike Goes West Stuido
Pato em Pequim
MICROSITE
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina
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