DE 24 JUN A 10 JUL NO JARDIM, NO ÁTRIO, NAS GALERIAS, NO ANFITEATRO AO AR LIVRE
De agora em diante, no final de cada temporada, a Culturgest ocupa novos espaços e vai para a rua. Ao longo de três fins de semanas abrimos o verão com arte, cinema, pensamento, música e teatro. O elo desta primeira edição é A Grande Magia- será que vivemos num mundo de ilusão?
Tudo começa no anfiteatro ao ar livre, com a estreia da nova peça de Tónan Quito, a partir da comédia do dramaturgo italiano Eduardo De Filippo. Mote para uma conversa sobre fake news entre o encenador e Joana Gonçalves Sá, com o apoio da Fumaça. Já o Jardim Caixa transforma-se numa sala de cinema, com um programa de curtas-metragens ligadas à magia. Também a livraria de arte da Culturgest ocupa a entrada principal da Culturgest e haverá visitas guiadas às obras da Coleção da CGD. É no átrio central do edifício que apresentamos dois concertos: truques de magia interpretados pelo Quarteto Lopes-Graça e João Barradas e o seu acordeão. E também nestes fins de semana, as exposições têm acesso gratuito.
Um primeiro encontro. Em lugares incomuns, mas com lugar para todas as pessoas.
O velho e o novo misticismo
João Barradas
Um dos mais conceituados e amplamente reconhecidos acordeonistas europeus da atualidade, movendo-se entre a música clássica, o jazz e a música improvisada.
+ Continuar a LerSabemos que a música nasce da ciência, entre ondas e frequências das leis da física, mas o seu poder mágico sobrenatural continua a deslumbrar-nos e, mais que tudo, inquietar-nos. Tem sido uma ferramenta de comunicação entre nós, mas também um canal privilegiado para dialogarmos com espíritos ou até as estrelas e planetas do universo. E quando nos faltam interlocutores, a música inventa os seus próprios mundos, com as suas próprias religiões e personagens, tratando de escrever as suas linguagens, bíblias ou dicionários, transformando magia em misticismo. A Culturgest desafiou João Barradas a recolher alguns momentos desse mundo místico, trazidos da tradição europeia da música clássica para a destreza da improvisação contemporânea: de Arvo Pärt e o seu minimalismo sagrado à luz espiritual medieval de Hildgard von Bingen, passando pelo tributo à teosofia de Alexander Scriabin. No final, escutaremos Choral, do próprio João Barradas, onde a voz, como prática corporal privilegiada de misticismo, ganha uma multidão de formas, incluindo a sua. Contudo, é do acordeão, acústico e sintetizado, que sairá sempre a mais intensa das suas vozes, onde o ar se multiplica em mil gargantas, como prova maior da magia do seu instrumento, música e arte.
- ResumirCONCERTO JOÃO BARRADAS
Cinema a céu aberto
Curtas: de Calder ao Deepfake
Um ciclo de cinema com circo, truques de magia, luz e sombra, universos e realidade paralelas, viagens no tempo, misticismo, prestidigitação, ilusões criadas pela manipulação de elementos visuais, inclusive um dos primeiros filmes a serem feitos com a tecnologia deepfake de realizadores como Norman McLaren, Chloë Sevigny, Jean-Gabriel Périot, Don Hertzfeldt, Pedro Serrazina ou Nicolas Provost.
PROGRAMA CURTAS
A man in a room, gambling
Quarteto Lopes-Graça
No início da década de 1990, Gavin Bryars desafiou o artista visual Juan Muñoz a colaborar numa série de peças para rádio. A ideia de criar uma obra com um escultor para um meio exclusivamente sonoro espoletou um número de estimulantes conversas sobre a invisibilidade do projeto e as potencialidades da imaginação dos ouvintes perante algo imaterial ligado à descrição de ações. Criaram dez peças de cinco minutos exatos cada, em que descrevem manipulações de cartas de jogo, com Muñoz a narrar excertos do livro The expert at the card table — uma espécie de guia essencial para ilusionistas e vigaristas desde a sua primeira publicação em 1902 —, enquanto Bryars cria uma sinuosa banda sonora que abraça sensualmente as palavras, os silêncios e as instruções técnicas da voz do artista espanhol, idealizando, na sua descrição, um “espaço imaginário” para o ouvinte noturno, repleto de jogos de espelhos e ilusões que sustentam uma magia irrealista.
Depois de termos tido a obra presente durante a Exposição Invisível, trazemos a versão original, composta unicamente para quarteto de cordas, onde o Quarteto Lopes-Graça e a voz de Juan Munõz darão vida e matéria a uma das raras apresentações em concerto desta peça.
PROGRAMA COMPLETO
24 Jun – 10 Jul 2021 INSIDE OUT no Jardim, no Átrio, nas Galerias, no Anfiteatro ao ar livre da Culturgest
9 Abr – 19 Set 2021 António Bolota Mão-de-obra
6 Abr – 27 Jun 2021 Gabriela Albergaria A Natureza Detesta Linhas Retas
24 Jun – 10 Jul 2021 TONAN QUITO A GRANDE MAGIA de Eduardo De Filippo
25 Jun – 9 Jul 2021 CURTAS De Calder ao deepfake
26 Jun – 11 Jul 2021 FEIRA DE LIVROS DE ARTE
26 Jun – 10 Jul 2021 À Descoberta da Coleção
26 Jun 2021 FICÇÃO E FAKE Joana Gonçalves Sá e Tonan Quito
10 Jul 2021 QUARTETO LOPES-GRAÇA “A Man In A Room, Gambling”
3 Jul 2021 JOÃO BARRADAS O velho e o novo misticismo
FICHA TÉCNICA
EDIÇÃO E REVISÃO CONTEÚDOS
Catarina Medina
FOTOGRAFIA
Vera Marmelo
VÍDEO
Bruno Castro
DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo