A ideia de performance tem sido uma subtil, mas constante força, no trabalho de Peter Wächtler (Hannover, 1979). Os desenhos, animações e esculturas que criou no início da sua carreira eram frequentemente protagonizados por animais que, como personagens de uma fábula, desempenhavam ações humanas: ações que pressupunham um público, um espectador ou uma testemunha. Dançando, trabalhando ou agraciando o observador com longos monólogos confessionais, criaturas como lobos, ratos, crocodilos ou dragões transformavam-se em seres inofensivos e aprazíveis, donos de uma bonomia, de um humor e de uma atração quase irresistíveis.
Não era raro, contudo, que o olhar divertido e complacente que estes seres à primeira vista suscitavam fosse lentamente substituído por uma certa inquietação – pela descoberta de que, por trás da sua aparência fofinha, eles manifestavam sinais de neuroses, desencantos e frustrações deveras familiares. Como que dando corpo às nossas pequenas ansiedades e desilusões coletivas, estes personagens e as suas ações eram o espelho das nossas angústias existenciais latentes. E de uma certa melancolia e inépcia social, também.
+ Continuar a LerMais recentemente, o trabalho de Wächtler tem vindo a prescindir do recurso a animais, mas a sua atenção permanece focada na exploração do desconforto provocado por um persistente sentimento de desadequação. Os seus personagens atuais são frequentemente sobrenaturais, imunes ao tempo e às suas agruras, mas nem por isso mais capazes de estabelecerem laços afetivos e emocionais e de operarem de forma funcional no seu entorno. O mundo é-lhes alheio; o Outro, um enigma. Nenhum deles deixa, porém, de desempenhar o papel que lhes compete nas narrativas que Wächtler orquestra e nas quais surgem, a espaços, vislumbres fugazes de redenção.
Bruno Marchand, Curador
- ResumirFICHA TÉCNICA
CURADOR
Bruno Marchand
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Mário Valente
PRODUÇÃO
Sílvia Gomes
Fernando Teixeira
EDIÇÃO
Carolina Luz
VÍDEO E TEXTO
Peter Wächtler
TRADUÇÃO
Paula Tavares dos Santos
FOTOGRAFIA
Vera Marmelo
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Helena César
DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo