Profundamente Vivos

Que ferramentas podemos utilizar para ultrapassar as adversidades do quotidiano?

Com experiência na aplicação de metodologias de capacitação de grupos, Virgílio Varela convida-nos, na conferência de dia 23 de fevereiro, a interrogarmo-nos ativamente acerca do potencial de uma sociedade para sustentar a vida.
A interdependência | Virgílio Varela

Da visão da separação para a visão da interdependência

Separação e Interdependência | Virgílio Varela
Estado de Maravilhamento | Virgílio Varela

Sabes o que te faz sentir vivo? Então vai fazê-lo, é disso que o mundo precisa

Esta é a história de um cantor de hip hop que teve tanto sucesso a ensinar matemática num bairro social há duas décadas, que nunca mais parou de desenhar projetos comunitários pelo mundo. Virgílio Varela acredita que “todos temos um propósito no mundo maior do que trabalhar ou ter filhos” e que é nossa obrigação “arranjar maneira para trazê-lo para o mundo”. Varela é um facilitador que define a sua atividade como “a arte de fazer ligações e criar espaço para que as pessoas sejam aquilo que podem ser”.
Conversa entre Virgílio Varela e Cristina Peres para o podcast do Expresso África Agora | 14 FEV 22

O que nos faz sentir profundamente vivos? é a pergunta que dá o mote a, mais do que uma conferência, um encontro.

Virgílio Varela facilitará este encontro, partilhando práticas e abrindo caminho a uma perceção da nossa ligação com o mundo. Uma relação baseada na interdependência e na nossa existência biológica. 
+ Continuar a Ler
Em tempos de alterações climáticas, esta interdependência põe-nos à prova, exigindo que escutemos e que aprofundemos a nossa consciência de conexão. Convidando-nos também a aprender com os ritmos e as dinâmicas da vida para além do humano e com o reconhecimento da existência dos outros viventes.
O que nos faz sentir profundamente vivos, por vezes, é também o que está a morrer, o que decai e se transforma como parte do curso do que pode crescer de novo. Como dar suporte a essa vida que emerge, a nossa, a dos outros, a do planeta? E como fazê-lo em conjunto, de forma democrática e participativa, convocando para uma mesma mesa de trabalho múltiplas perspetivas e saberes, desmanchando hierarquias, visões dualistas e preconceitos que não nos servem?
Liliana Coutinho
- Resumir

O trabalho no terreno

Biografia

Virgílio Varela nasceu em Lisboa. É pai de três crianças e filho de pais cabo-verdianos. Fez mestrado em Educação no King's College University of London com uma tese sobre Estratégias de Aprendizagem. É consultor e facilitador internacional com uma vasta experiência de trabalho em diversas metodologias de capacitação de grupos e organizações. São exemplo metodologias como o Dragon Dreaming, Work That Reconnects, Jogo Oásis-Instituto Elos, Asset Based Community Development, Open Space Technology, Design Thinking.
Nos últimos 25 anos tem desenvolvido a sua experiência no desenho de projectos para comunidades, e organizações como Comissão Europeia, Nações Unidas, UNESCO, em países como Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido,Polónia, Latvia, Cabo Verde e Moçambique. É palestrante, compositor e criador de programas de transformação como Storytelling Regenerativo, Programa Atlantis (co-autoria), Grow Impact Together, Jogo Oásis Moçambique. Atualmente é CEO da Humanfleet, organização que atua na área do empreendedorismo social, inovação e inteligência coletiva ao serviço da transformação humana e regeneração do planeta.
FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO ÁUDIO E VIDEO
Virgílio Varela 

CURADORIA
Liliana Coutinho

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina

DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo