Que ferramentas podemos utilizar para ultrapassar as adversidades do quotidiano?
Com experiência na aplicação de metodologias de capacitação de grupos, Virgílio Varela convida-nos, na conferência de dia 23 de fevereiro, a interrogarmo-nos ativamente acerca do potencial de uma sociedade para sustentar a vida.
O que nos faz sentir profundamente vivos? é a pergunta que dá o mote a, mais do que uma conferência, um encontro.
Virgílio Varela facilitará este encontro, partilhando práticas e abrindo caminho a uma perceção da nossa ligação com o mundo. Uma relação baseada na interdependência e na nossa existência biológica.
+ Continuar a LerEm tempos de alterações climáticas, esta interdependência põe-nos à prova, exigindo que escutemos e que aprofundemos a nossa consciência de conexão. Convidando-nos também a aprender com os ritmos e as dinâmicas da vida para além do humano e com o reconhecimento da existência dos outros viventes.
O que nos faz sentir profundamente vivos, por vezes, é também o que está a morrer, o que decai e se transforma como parte do curso do que pode crescer de novo. Como dar suporte a essa vida que emerge, a nossa, a dos outros, a do planeta? E como fazê-lo em conjunto, de forma democrática e participativa, convocando para uma mesma mesa de trabalho múltiplas perspetivas e saberes, desmanchando hierarquias, visões dualistas e preconceitos que não nos servem?
Liliana Coutinho
- ResumirBiografia
Virgílio Varela nasceu em Lisboa. É pai de três crianças e filho de pais cabo-verdianos. Fez mestrado em Educação no King's College University of London com uma tese sobre Estratégias de Aprendizagem. É consultor e facilitador internacional com uma vasta experiência de trabalho em diversas metodologias de capacitação de grupos e organizações. São exemplo metodologias como o Dragon Dreaming, Work That Reconnects, Jogo Oásis-Instituto Elos, Asset Based Community Development, Open Space Technology, Design Thinking.
Nos últimos 25 anos tem desenvolvido a sua experiência no desenho de projectos para comunidades, e organizações como Comissão Europeia, Nações Unidas, UNESCO, em países como Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido,Polónia, Latvia, Cabo Verde e Moçambique. É palestrante, compositor e criador de programas de transformação como Storytelling Regenerativo, Programa Atlantis (co-autoria), Grow Impact Together, Jogo Oásis Moçambique. Atualmente é CEO da Humanfleet, organização que atua na área do empreendedorismo social, inovação e inteligência coletiva ao serviço da transformação humana e regeneração do planeta.
Evento Relacionado
FICHA TÉCNICA
EDIÇÃO ÁUDIO E VIDEO
Virgílio Varela
CURADORIA
Liliana Coutinho
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina
DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo