REGENERAR A IMAGINAÇÃO

Rob Hopkins é fundador de Transition Towns, um movimento em que comunidades se juntam para reimaginar e reconstruir o mundo. Através de métodos participativos, estas comunidades trabalham por um futuro com baixas emissões de carbono, por uma participação ativa na sociedade e uma cultura de cuidados centrada no apoio mútuo.
Hopkins e Filipa Pimentel - colíder da Transition Network e membro da Transição Portugal - convidam-nos a mergulhar nos argumentos do livro, E SE… Libertássemos a Nossa Imaginação para Criar o Futuro que Desejamos?
Neste microsite, começamos a redescobrir como imaginar um mundo melhor.

Imaginar para construir

 

Transição é um movimento de comunidades que se juntam para reimaginar e reconstruir o nosso mundo. É um movimento que tem vindo a crescer desde 2005. Na prática, estão a fomentar a Transição Interior das mudanças culturais e de mentalidade que apoiam a mudança social e ambiental.  Estão a estimular o empreendedorismo, a trabalhar com os municípios, a criar ligações e cuidados comunitários, a reparar e a requalificar.  

É uma abordagem que já se espalhou por mais de 50 países, em milhares de grupos: em vilas, aldeias, cidades, universidades, escolas. Em todo o mundo, existem 25 Centros de Transição que apoiam e ligam os grupos de Transição no seu país/região e estabelecem ligações internacionais. A Transição tem sido referida como "esperança com as mangas arregaçadas".

“O Rob escreve da mesma maneira que fala, em alinhamento com o que ele é: em deslumbramento permanente pela vida, conta histórias de pessoas como todos nós, de forma exímia, contextualizando-as com rigor- este é um livro que demonstra, de forma série e leve, o poder transformativo da imaginação em todas as áreas da nossa vida e que nos inspira a agir para um mundo melhor.” 

- Filipa Pimentel

Nos últimos anos, desde a publicação do livro From What Is to What If, o trabalho de Rob tem-se centrado na imaginação radical e na necessidade urgente de expandir essa capacidade nas nossas sociedades. O livro explora o estado de saúde da nossa imaginação coletiva em 2023 e por que razão está em declínio no preciso momento da história em que as circunstâncias exigem que reimaginemos tudo.

O trabalho de Rob sobre a imaginação está na vanguarda de um movimento emergente em torno do conceito de "Ativismo da Imaginação", expandiu-se para workshops e formações sobre o tema da imaginaçãO, para o seu podcast From What If to What Next, para Field Recordings from the Future - um projeto de música ambiente que está a fazer com o artista Mr Kit, para uma banda desenhada de Field Recordings from the Future com o cartoonista belga Thomas Liera, e para um novo livro que está a pesquisar explorando a questão da viagem no tempo como uma ferramenta para os ativistas.

 

> From What Is to What If é um apelo à ação para recuperar e libertar a nossa imaginação coletiva, contado através das histórias de indivíduos e comunidades de todo o mundo que o estão a fazer agora, neste preciso momento, e a testemunhar mudanças rápidas e dramáticas para melhor.

Um dia em 2030

 
Sobre Rob Hopkins

Cofundador da Transition Network e da Transition Town Totnes, e autor de vários livros, incluindo "The Transition Handbook" e, mais recentemente, "From What Is to What If: unleashing the power of imagination to create the future we want". É um Ashoka Fellow, falou no TED Global e em vários eventos TEDx, e apareceu no fenómeno cinematográfico francês "Demain". Tem um doutoramento da Universidade de Plymouth, bem como 2 Honoris Causas, e é diretor da Totnes Community Development Society. Apresenta o podcast "From What If to What Next". Em novembro de 2022, foi nomeado Cidadão Honorário de Liège, na Bélgica, pelo Presidente da Câmara da cidade. O seu sítio Web é robhopkins.net.

 
Sobre Filipa Pimentel 

Uma portuguesa, que vive na Bélgica desde 2000, mantendo raízes muito profundas e vivas em Portugal. Atualmente, divide o seu tempo entre Bruxelas e Viseu.

Trabalhou como consultora política na área da sustentabilidade, para várias instituições europeias e outras organizações não-governamentais, em Bruxelas. Atualmente, é co-líder da Rede de Transição, apoiando o Movimento de Transição internacional, explorando com pessoas de todo o mundo como desenvolver infra-estruturas sociais, cultura colaborativa e novas formas de liderança capazes de apoiar um movimento que tem a missão de contribuir para uma mudança social profunda. Tem formação em governação partilhada pela Université du Nous (França) e Sociocracy for All (Estados Unidos) e formação de facilitadores pela Prosocial.world. É formadora de ferramentas de inteligência coletiva e de modelos de Transição. Mais informações em https://www.linkedin.com/in/filipa-pimentel-transitionnetwork/

 

FICHA TÉCNICA

FOTOGRAFIA
Filipa Ávila

REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina

EDIÇÃO
Carolina Luz

DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo