Dentes de Leão
Sardoal ✱ Évora ✱ Lisboa
Dentes de Leão é um projeto no âmbito das artes participativas que investe em jovens do Sardoal, de Évora e de Lisboa, e em jovens artistas dos distritos de Santarém, de Évora e da Islândia. Promove a articulação dos recursos culturais, patrimoniais e humanos destes territórios, através de processos criativos colaborativos, formativos e reflexivos, tendo em vista a sua valorização e sustentabilidade.
Ao longo de um ano realizaram-se Encontros de Jovens semanais e dez Residências Artísticas; um espaço formativo para artistas e outros agentes culturais através de três Laboratórios Artísticos e de um Curso de Artes Participativas; um espaço de programação através de apresentações em formato de Atelier Aberto (Évora) e de um Ciclo de Artes Participativas (Sardoal); e um espaço reflexivo, em colaboração com a academia, que contempla a criação de uma metodologia específica de monitorização e avaliação, um Fórum de Encerramento e uma publicação.
No Fórum de Encerramento na Culturgest, dá-se visibilidade aos diversos resultados do projeto e são apresentadas publicamente as criações artísticas desenvolvidas ao longo de todo o projeto nos diferentes territórios. Ao mesmo tempo, tornam-se públicos os resultados da investigação participante levada a cabo pelos parceiros académicos (OsloMet, IHA e ICNova), através de um seminário público e de uma publicação que ficará disponível.
PROJETO FINANCIADO Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants OPERADOR DO PROGRAMA República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral do Património Cultural PARCEIRO DO PROGRAMA Direção-Geral das Artes PROMOTOR Materiais Diversos PARCEIROS Pó de Vir a Ser, Academy of the Senses, Município de Sardoal, Culturgest COLABORAÇÃO Município de Évora, OsloMet, ICNOVA NOVA FCSH e IHA - Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH, Universidade de Évora, Assimagra