Isto Não é Um Cubo
Projeto que reúne artistas e públicos de três territórios (Évora, Lisboa e São Miguel) para pensar e agir sobre os modos de fazer e de olhar para a criação artística atual.
De dezembro de 2024 a março de 2026, os coletivos de artistas OSSO, Teatro do Frio e Space Transcribers apresentam criações que colocam em diálogo as práticas artísticas contemporâneas, as coleções e os públicos das artes visuais.
Nos três lugares nos quais o projeto decorre, está criado um coletivo de público residente que acompanha toda a vida do projeto.
Isto Não é Um Cubo pretende desenvolver uma intervenção dialogante e de continuidade, com espaços de apresentação, com artistas e com públicos residentes de outros territórios, com vista à produção de um catálogo colaborativo, estruturado a partir da experiência de fruição e circulação de participantes.
Entre a caixa negra do espaço de apresentação teatral e o cubo branco da galeria de arte, abre-se agora uma “zona cinzenta” (conceito presente no texto Black Box, White Cube, Gray Zone de 2018, de Claire Bishop), aberta à participação e à reflexão conjunta.
Co-programação
Arquipélago . Centro de Artes Contemporâneas, Culturgest, Pó de Vir a Ser
Estruturas artísticas convidadas
OSSO, Space Transcribers, Teatro do Frio
Apoio
República Portuguesa - Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea