Este evento já decorreu.
Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas
Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas
As suítes para violoncelo de Johann Sebastian Bach são consideradas um marco na história da música ocidental. Os elementos intelectuais e arquitetónicos da partitura continuam a ter um apelo contemporâneo, com a sua vitalidade rítmica e complexidade melódica. A afinidade de Anne Teresa De Keersmaeker com Bach já era aparente em criações anteriores. Nesta produção, a coreógrafa continua a perseguir uma escrita coreográfica que captura a essência da linguagem musical de Bach. A partitura, executada pelo violoncelista de renome mundial Jean-Guihen Queyras, é interpretada e “desafiada” por três bailarinos e duas bailarinas, entre as quais a própria coreógrafa. Desta fascinante simbiose de música e dança, emergem as seis suítes na sua individualidade e na riqueza das suas interconexões.
Entre janeiro e março, a companhia de dança Rosas apresenta duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker com música de Johann Sebastian Bach, na Fundação Gulbenkian e na Culturgest. Em ambos os casos, a música é interpretada ao vivo por músicos da primeira ordem: o violoncelista Jean-Guihen Queyras interpreta os Seis Cello Suites na primeira peça, enquanto o pianista Pavel Kolesnikov toca as Variações Goldberg na segunda. Uma oportunidade única de ouvir e, de certa forma, “ver” alguma da música mais bela alguma vez escrita.
09 JAN 2022
DOM 18:00
10 JAN 2022
SEG 20:00
20€ – 30€
Duração 90 min
M/6
De acordo com a Orientação n.º 028/2020 (atualizada a 1 de dezembro de 2021) da Direção-Geral da Saúde, informamos que é obrigatória a apresentação do Certificado Digital Covid ou de um teste com resultado negativo, bem como a utilização de máscara durante todo o evento; não serão aceites auto-testes. Conheça as condições de acesso.
Parceria
Coreografia
Anne Teresa De Keersmaeker
Violoncelo
Jean-Guihen Queyras
Criação e interpretação
Boštjan Antončič, Anne Teresa De Keersmaeker, Marie Goudot, Julien Monty, Michaël Pomero
Música
Johann Sebastian Bach 6 Cello Suites, BWV 1007 to 1012
Figurinos
An D’Huys
Vestido Anne Teresa De Keersmaeker
Anke Loh
Dramaturgia
Jan Vandenhouwe
Som
Alban Moraud
Desenho de luz
Luc Schaltin
Produção
Rosas
Coprodução
De Munt / La Monnaie (Bruxelas), Ruhrtriennale, Concertgebouw Brugge, Philharmonie de Paris – Théâtre de la Ville (Paris) – Festival d’Automne à Paris, Sadler’s Wells (Londres), Les Théâtres de la Ville de Luxembourg, Opéra de Lille, Ludwigsburger Schlossfestspiele, Elbphilharmonie (Hamburgo), Montpellier Danse 2018
Realizado com o apoio do Belgian Tax Shelter, em colaboração com Casa Kafka Pictures Tax Shelter empowered by Belfius.