Este evento já decorreu.
Futuro Ancestral: conversa para adiar o fim do mundo
Futuro Ancestral: conversa para adiar o fim do mundo
Moderação: Dirk Michael Hennrich
Ailton Krenak, escritor, ativista e líder indígena da terra Krenak, situada na região do Vale do Rio Doce, é uma das vozes mais importantes do movimento social e ambientalista da atualidade. O seu pensamento lança a sabedoria dos povos originários contra o desespero de uma civilização predatória em crise aguda e apela à necessidade e à possibilidade, de um outro mundo a haver. Os seus livros mais recentes, Ideias para adiar o Fim do Mundo (2019), A Vida não é útil (2020) e Futuro Ancestral (2022), todos editados pela Editora Companhia das Letras, são contributos para esse mundo a haver e surgiram de uma incessante dedicação a oralidade para transmitir um conhecimento intemporal. Nesta conversa desdobramos a noção de Futuro Ancestral. Um futuro que adiará o fim do mundo, sem dar continuidade aquele em que vivemos hoje.
No início deste encontro, é projetado o documentário 8 Bilhões: Somos todos responsáveis, de 2022, realizado por Andrea Yuri Flores Urushima, Cesar Shundi Iwamizu e Nelson Kao Wei Chin, uma conversa com Ailton Krenak na terra Krenak à margem do Rio Doce.
___
Recebemos Ailton Krenak e infelizmente muitas pessoas não conseguiram assistir presencialmente à conferência. Lamentamos a situação e incómodos causados pela lotação limitada (145 lugares) do Pequeno Auditório. Sabemos o quão importante é Ailton Krenak, aquilo que representa e é uma enorme honra recebê-lo na Culturgest. Infelizmente não foi possível realizar este evento no Auditório Emílio Rui Vilar (612 lugares) porque o mesmo se encontra em obras. Sabendo que nada substitui o encontro presencial com Ailton Krenak, gravámos a conferência, que ficará disponível dia 6 de julho no nosso site e redes sociais.
04 JUL 2023
TER 18:30
Entrada gratuita*
Duração 1h30
*com levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).
Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto ACT – Art, Climate, Transition

Esta iniciativa é financiada por fundos nacionais através da FCT–Fundação p/ a Ciência e a Tecnologia, I. P., no âmbito do projeto UIDB/FIL/00310/2020

Organização



