Este evento já decorreu.
AMPLA - MOSTRA DE CINEMA 2024
AMPLA - MOSTRA DE CINEMA 2024
A AMPLA regressa à Culturgest para a sua 3.ª edição com uma seleção dos filmes premiados em 2023 nos principais festivais nacionais, tais como Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX, MONSTRA, Queer Lisboa, entre outros. É, por isso, uma oportunidade única para ver o melhor cinema nacional e internacional da atualidade, numa programação transversal que reúne, entre curtas e longas-metragens, desde documentários, filmes de ficção, animação, a filmes de terror, sem esquecer sessões dirigidas ao público mais novo (abertas também às escolas).
Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes são exibidos com legendas descritivas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição, convidando também as pessoas com deficiência e Surdas a desfrutarem das sessões. Estão também contempladas algumas sessões descontraídas que decorrem num ambiente mais relaxado. Em paralelo, decorrem um workshop de stop motion e um debate dedicado ao tema da inclusão nas salas de cinema.
PROGRAMA COMPLETO
1 MAR 21:00 | SESSÃO DE ABERTURA
- Quase me Lembro, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima
2023 * Animação * Portugal * 9 min
M/12
- Mal Viver, de João Canijo
2023 * Ficção * França e Portugal * 128 min
M/14
2 MAR 15:00 | SESSÃO DE CURTAS (SESSÃO DESCONTRAÍDA)
-The Birthday Party, de Francesco Sossai
2023 * Ficção * Alemanha, França e Itália * 17 min
M/16
- Mate, de George-Alex Nagle
2021 * Ficção * Austrália * 33 min
M/16
- Our Uniform, de Yegane Moghaddam
2023 * Animação * Irão * 7 min
M/12
- Hotel Kalura, de Sophie Koko Gate
2022 * Animação * Reino Unido * 5 min *
M/16
- The Diamond, de Vedran Rupic
2022 * Ficção * Suécia * 14 min
M/12
- Dildotectónica, de Tomás Paula Marques
2023 * Ficção, Documentário * Portugal * 16 min
M/16
- Dog-Apartment, de Priit Tender
2022 * Animação * Estónia * 14 min
M/16
- The Veiled City, de Natalie Cubides-Brady
2022 * Documentário * Reino Unido * 13 min
M/12
2 MAR 18:00 | SESSÃO CURTA + LONGA M/12
- Natureza Humana, de Mónica Lima
2023 * Ficção * Portugal, Alemanha * 25 min
M/12
- Paradise, de Alexander Abaturov
2022 * Documentário * França, Suiça * 89 min
M/12
2 MAR - 21:00 | SESSÃO DE TERROR M/18
- Gangrena, de Gil-Toresano Fernández
2022 * Ficção * Espanha * 10 min
M/18
- Megalomaniac, de Karim Quelhaj
2022 * Ficção * Bélgica, Noruega * 118 min
M/18
SESSÃO DE CURTAS INFANTIS
ESCOLAS | 1 MAR - 10:30 e 14:30
FAMÍLIAS | 3 MAR - 11:30
- O Carrossel, de Augusto Schillaci
2022 * Animação * Argentina, EUA, Canadá * 9 min
M/6
- A Cooke's Adventure, de Jérémie Amicone, Alexis Bleusez, Iléana Borzan, Myriam Lecomte, Zoé Rivera, Margot Lemasçon, Camille Triponney RomainTersigni and Alexis Bleusez
2022 * Animação * França* 7 min
M/6
- Swing to the Moon, de Marie Bordessoule, Adriana Bouissie, Nadine de Boer, Elisa Drique, Chloé Lauzu, Vincent Levrero, Solenne Moreau
2022 * Animação * França* 7 min
M/6
- A Rainha das Raposas, de Marina Rosset
2022 * Animação * Suiça* 9 min
M/6
- Moules-Frites, de Nicolas Hu
2021 * Animação * França* 26 min
M/6
3 MAR 15:00 | SESSÃO CURTA+LONGA
- Uma Rapariga Imaterial, de André Godinho
2022 * Ficção * Portugal * 42 min
M/16
- A Los Libros y a Las Mujeres Canto, de María Elorza
2022 * Documentário * Espanha * 72 min
M/12
3 MAR 18:00 | SESSÃO DE ENCERRAMENTO
- Cerrar Los Ojos, de Victor Erice
2023 * Ficção * Espanha, Argentina * 169 min.
M/14
1–3 MAR 2024
4€ (descontos disponíveis)
M/12 (exceções no programa)
Até 18 anos 2€
Gratuito para acompanhantes de pessoas cegas, com baixa visão e utilizadoras de cadeiras de rodas.
PROGRAMA DETALHADO
amplamostra.pt
Recursos de Acessibilidade + info
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE
Audiodescrição
A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, ampliando o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a conteúdos audiovisuais. Consiste num narrador que descreve, durante as pausas dos diálogos, de forma clara e concisa - e desde que não perceptíveis através da audição - a ação, a linguagem corporal, as expressões faciais, os cenários e os figurinos. No caso dos filmes que não são falados em português, um outro narrador fica encarregue da leitura das legendas em português. A audiodescrição é disponibilizada pré-gravada e por meio de auriculares que são entregues a quem o solicitar 15 minutos antes do início de cada sessão contra apresentação de documento de identificação.
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é considerada a língua natural das pessoas Surdas, tendo sido aprovada em 1997 pela constituição da república. É produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e tem um vocabulário e gramática próprios. Esta é, portanto, a forma de comunicação usada por grande parte da comunidade surda. Nas sessões, os diálogos dos filmes serão traduzidos e interpretados por um intérprete de LGP sendo este recurso disponibilizado pré-gravado.
Legendas
As legendas em português disponibilizadas serão adaptadas para que a comunidade surda que não fala LGP ou as pessoas com dificuldades de audição possam também desfrutar das sessões. Estas legendas incluem notas como sons relevantes para a narrativa ou a identificação de intervenientes que estejam fora da imagem. Mais sintéticas e ajustadas em termos de tempo de leitura, estas legendas também são úteis para crianças em idade de aprendizagem da leitura e estrangeiros com pouco domínio da língua portuguesa.
Acessibilidade no espaço físico
O espaço exterior e interior da Culturgest está preparado para receber pessoas que usam cadeiras de rodas ou que têm algum tipo de condicionamento físico, temporário ou permanente. É possível aceder de forma autónoma ao pequeno auditório através de um elevador ou solicitar a ajuda de um assistente. No exterior, junto à entrada principal do edifício, é permitido parar uma viatura para facilitar a largada destes passageiros. Na lateral do edifício encontram-se dois lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.
Sessões descontraídas
São sessões que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na sala. Destina-se a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído, famílias com crianças pequenas (+3 anos), pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação, pessoas com condições do espectro autista (ASD), incluindo síndrome de Asperger, pessoas com deficiência intelectual, crianças com défice de atenção, pessoas com síndroma de Down, pessoas com síndroma de Tourette e seniores em estados iniciais de demência. Uma semana antes da realização da mostra é disponibilizada, nos websites da Ampla e da Culturgest, e para cada uma das sessões descontraídas, a história visual - documento que contém informação detalhada sobre o espaço e o conteúdo da sessão, de forma a ajudar o público a preparar a sua participação e a tornar a experiência mais agradável.