Anne Teresa De Keersmaeker, Meskerem Mees, Jean-Marie Aerts, Carlos Garbin / Rosas
Anne Teresa De Keersmaeker, Meskerem Mees, Jean-Marie Aerts, Carlos Garbin / Rosas
Em EXIT ABOVE, Anne Teresa De Keersmaeker regressa mais uma vez ao mais simples dos movimentos, tão familiar que tendemos a nem pensar nele: andar. Depois, acrescenta complexidade, utilizando padrões geométricos precisos. O ponto de partida desta criação é a canção Walking Blues, da lenda dos blues, Robert Johnson. A viagem conduz-nos depois a Der Wanderer, de Schubert, o cantor e compositor mais conhecido do século XIX. Meskerem Mees, compositora flamenga com raízes etíopes, interpreta outras variações de ‘walking songs’, compostas em conjunto com Jean-Marie Aerts, arquiteto de som da banda TC Matic, e com Carlos Garbin, bailarino e guitarrista.
EXIT ABOVE explora a tensão entre marchar em conjunto e sair do ritmo, entre a deambulação solitária romântica e o potencial político de um grupo de pessoas desarmadas que caminham juntas, o indivíduo e o coletivo, a linha e o círculo. O ato de caminhar é contrário à hegemonia da funcionalidade e da eficiência. É um esforço que não produz nada para além da passagem do tempo e da travessia do espaço.
Coreografia
Anne Teresa De Keersmaeker
Cocriação e elenco
Abigail Aleksander, Jean Pierre Buré, Lav Crnčević, José Paulo dos Santos, Rafa Galdino, Carlos Garbin, Nina Godderis, Solal Mariotte, Meskerem Mees, Mariana Miranda, Ariadna Navarrete Valverde, Cintia Sebők, Jacob Storer
Também dançada por
Pierre Bastin, Nathan Felix-Rivot, Robson Ledesma, Margarida Ramalhete, Yuika Hashimoto
Música
Meskerem Mees, Jean-Marie Aerts, Carlos Garbin
Performance musical
Meskerem Mees, Carlos Garbin
Cenografia
Michel François
Desenho de luz
Max Adams
Figurinos
Aouatif Boulaich
Texto e letras
Meskerem Mees, Wannes Gyselinck
Dramaturgia
Wannes Gyselinck
Direção de ensaios
Cynthia Loemij, Clinton Stringer
Produção
Rosas
Esta produção tem o apoio de Tax Shelter do Governo Federal Belga, em colaboração com a Casa Kafka Pictures
Rosas tem o apoio de Flemish Community e de Flemish Community Commission (VGC)