Este evento já decorreu.
A Bomba-Relógio da Abstenção
A Bomba-Relógio da Abstenção
São cada vez mais os europeus que não votam: um quarto não participa em qualquer tipo de eleição e quase metade não vai às urnas escolher representantes para o Parlamento Europeu. A bomba-relógio da abstenção é uma investigação de jornalismo de dados onde, pela primeira vez, se confronta a abstenção de voto na União Europeia (UE) com os números da desigualdade, do desemprego e da escolaridade.
Quais os países e freguesias com maior abstenção na UE? Vota-se menos onde a desigualdade é maior? Salários mais baixos significam menor participação? Ter um curso superior influencia a ida às urnas?
Entre 1974 e 2023, 351 milhões de eleitores, 27 países, 85 mil freguesias e 697 actos eleitorais e 16 indicadores socioeconómicos são passados à lupa.
No Dia da Europa, a plateia é convidada a intervir numa reflexão coletiva sobre as motivações da abstenção de voto e sobre como este fenómeno está a afetar a democracia na Europa. Uma conversa moderada pelas jornalistas da DIVERGENTE, Beatriz Walviesse Dias, Luciana Maruta e Sofia da Palma Rodrigues.
09 MAI 2024
QUI 18:30
Entrada gratuita*
Duração 2h
*mediante levantamento de bilhete 30 min. antes (sujeito à lotação da sala)
Biografias João Bernardo Narciso e Susana Peralta
João Bernardo Narciso
Cientista de dados e investigador. Mestre em Engenharia Informática pela Universidade do Porto e mestrando em Ciência Política pelo ISCTE. É co-autor do estudo "Afinal, quantas pessoas se abstêm em Portugal?", publicado em novembro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Susana Peralta
É economista, especialista em Economia Pública e Economia Política. É doutorada em economia e professora na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. É cronista no Público, na Rádio Observador e na RTP.