Este evento já decorreu.
Exposição Caixa para guardar o vazio
Exposição Caixa para guardar o vazio
Caixa para Guardar o Vazio é um projeto de Fernanda Fragateiro que conjuga a escultura, a performance e o envolvimento do espectador. Criado primeiramente para o Teatro Viriato de Viseu em 2007, Caixa para Guardar o Vazio é um dispositivo espacial, uma construção em madeira que, partindo da forma simples de um grande paralelepípedo, se abre e desdobra para ir revelando o trabalho performativo concebido pela bailarina e coreógrafa Aldara Bizarro e desempenhado por dois performers. As ações que progressivamente vão desvelando o interior da estrutura entram em diálogo silencioso com o espectador, criando expectativas e construindo uma narrativa que nasce das múltiplas possibilidades de metamorfose da escultura que, progressivamente, vai encontrando diferentes configurações.
Como objeto híbrido que é – entre a escultura, o dispositivo, a dança e a performance – Caixa para Guardar o Vazio questiona, de forma lúdica e sofisticada, as noções de objeto escultórico, o papel do espectador e desafia a corporalidade daqueles que participam na experiência de o ver em ação. Como objeto escultórico, consiste numa escultura minimal de grandes dimensões, mas também nesta aceção nos faz refletir sobre a escultura enquanto monumento ou, pelo contrário, sobre a habitabilidade e a dimensão doméstica da existência.
Nesta apresentação na Culturgest, pela primeira vez estão disponíveis os desenhos preparatórios e as duas maquetes que a artista realizou durante o processo de conceção da obra.
10 NOV
– 1 DEZ 2019
Entrada gratuita
M/6
TER–DOM 11:00–18:00
Inauguração
9 NOV SÁB 16:00
AUTORIA
Fernanda Fragateiro
COLABORAÇÃO
Filipe Meireles
PRODUÇÃO
Teatro Viriato
COPRODUÇÃO
A Oficina
Teatro Aveirense
Câmara Municipal Santa Maria da Feira
Teatro Municipal da Guarda
CCB
Mecenas
Patinter
Fundação “La Caixa”
Habidecor”