Este evento já decorreu.
Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo
Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo
TRILOGIA CADELA FORÇA: A NOIVA E O BOA NOITE CINDERELA
“... o alcance e a escala da peça são surpreendentes, arrastando-nos pelo inferno, sem nunca ser gratuita ou gráfica na sua apresentação. Talvez seja a proximidade da obra com a morte, a audácia e o risco da coisa em si que cria uma sensação tão suprema de vitalidade.” The Guardian
O primeiro capítulo da trilogia CADELA FORÇA, da encenadora brasileira Carolina Bianchi, utiliza ferramentas do teatro e da performance art para questionar se a arte é capaz de dar contorno e sustentação a narrativas de violência sexual sofridas por mulheres ao longo dos tempos.
Desde que ficou obcecada com a história de um violação seguido de assassinato, de uma artista que fazia uma performance relacionada à crença na bondade humana, Bianchi começou a tecer uma tapeçaria de histórias de violação e feminicídio, organizada em camadas sem encaixe harmônico, atravessadas por fábulas, pinturas, e personagens da História da Arte, revelando assim as complexidades que permeiam a aproximação com essas narrativas, onde a memória é turva e o trauma é uma ferida que não para de produzir novas informações.
Junto com o coletivo Cara de Cavalo, Carolina Bianchi cria uma viagem para um abismo, um buraco no meio do deserto, um mergulho em um copo de ''Boa Noite Cinderela" - uma descida ao inferno.
Estamos num espaço onde o presente entra em colapso com o passado, sem aviso prévio. Ressuscitando uma performance como uma tentativa de encontrar pistas para um enigma tão difícil de nomear, de uma memória tão incompleta. O que separa o sono da morte? O que acontece quando alguém sobrevive?
- Este espetáculo estreou no Festival d'Avignon.
15 NOV 2024
SEX 21:00
16 NOV 2024
SÁB 19:00
Em português, com legendas integrais em português e inglês
Sessão com audiodescrição
16 NOV
19:00
Reconhecimento de palco para pessoas com deficiência visual (cegas e de baixa visão)
16 NOV
18:00
Biografia Carolina Bianchi
Carolina Bianchi é uma criadora de teatro, escritora e performer brasileira, radicada em Amsterdã desde 2020. Em seu trabalho no teatro, teoria e prática são inseparáveis, e sua escolha de trabalhar com vários elencos e diferentes aspectos da coralidade é recorrente. Suas obras partem de uma perspectiva de crise para lançar confabulações sobre gênero, violência sexual e história da arte. Sua encenação é uma combinação de diferentes referências da literatura, do cinema e da pintura, repleta de mashups musicais e um constante confronto com tudo o que parece ser uma verdade absoluta. É diretora do coletivo CARA DE CAVALO, de São Paulo, com quem criou as peças: Trilogia Cadela Força - 2022/26; O Tremor Magnífico - 2020 e LOBO. Em 2023, Bianchi estreia a primeira parte da trilogia CADELA FORÇA: "A Noiva e a Cinderela da Boa Noite", no âmbito do Festival d’Avignon. Em 2024, Bianchi iniciou a criação do Capítulo II, que estreará em Maio de 2025, no âmbito do Kunstenfesivaldesarts, na KVS BOL - Bruxelas.
Inserido no Festival Alkantara
Apoio
Concepção, texto e direção
Carolina Bianchi
Dramaturgia e parceria no processo de pesquisa
Carolina Mendonça
Elenco
Alitta, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur, Larissa Ballarotti, Marina Matheus, Rafael Limongelli
Direção técnica, sonoplastia e música original
Miguel Caldas
Cenografia e arte
Luisa Callegari
Desenho de luz
Jo Rios
Vídeos e projeções
Montserrat Fonseca Llach
Vídeo karaoke
Thany Sanches
Figurinos
Tomás Decina, Luisa Callegari, Carolina Bianchi
Assistente de arte e colaboração artística geral
Tomás Decina
Diálogo sobre teoria e dramaturgia
Silvia Bottiroli
Colaborações em treino de corpo e voz
Pat Fudyda e Yantó
Direção de palco e apoio à produção
AnaCris Medina
Direção de produção, gestão de digressão e comunicação
Carla Estefan
Produção
Metro Gestão Cultural (BR), Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo
Coprodução
Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdã
Residência para finalizar a peça e a construção do cenário
La FabricA du Festival d'Avignon
Residências
Teatro Frascati, DAS Theatre (Amsterdã), Festival Proximamente/KVS (Bruxelas), Festival 21 Voltz/Central Elétrica (Porto), Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão (São Paulo) e Espaço Desterro (Rio de Janeiro)
Apoio
Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater.
Gestão de projeto e difusão internacional
Metro Gestão Cultural