Este evento já decorreu.

Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

A Noiva e o Boa Noite Cinderela

Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

A Noiva e o Boa Noite Cinderela

TRILOGIA CADELA FORÇA: A NOIVA E O BOA NOITE CINDERELA

“... o alcance e a escala da peça são surpreendentes, arrastando-nos pelo inferno, sem nunca ser gratuita ou gráfica na sua apresentação. Talvez seja a proximidade da obra com a morte, a audácia e o risco da coisa em si que cria uma sensação tão suprema de vitalidade.” The Guardian

O primeiro capítulo da trilogia CADELA FORÇA, da encenadora brasileira Carolina Bianchi, utiliza ferramentas do teatro e da performance art para questionar se a arte é capaz de dar contorno e sustentação a narrativas de violência sexual sofridas por mulheres ao longo dos tempos.

Desde que ficou obcecada com a história de um violação seguido de assassinato, de uma artista que fazia uma performance relacionada à crença na bondade humana, Bianchi começou a tecer uma tapeçaria de histórias de violação e feminicídio, organizada em camadas sem encaixe harmônico, atravessadas por fábulas, pinturas, e personagens da História da Arte, revelando assim as complexidades que permeiam a aproximação com essas narrativas, onde a memória é turva e o trauma é uma ferida que não para de produzir novas informações.

Junto com o coletivo Cara de Cavalo, Carolina Bianchi cria uma viagem para um abismo, um buraco no meio do deserto, um mergulho em um copo de ''Boa Noite Cinderela" - uma descida ao inferno.

Estamos num espaço onde o presente entra em colapso com o passado, sem aviso prévio. Ressuscitando uma performance como uma tentativa de encontrar pistas para um enigma tão difícil de nomear, de uma memória tão incompleta. O que separa o sono da morte? O que acontece quando alguém sobrevive?

- Este espetáculo estreou no Festival d'Avignon.

© Christophe Raynaud de Lage.
© Christophe Raynaud de Lage.
© Christophe Raynaud de Lage.
© Christophe Raynaud de Lage.
© Christophe Raynaud de Lage.
© Christophe Raynaud de Lage.

15 NOV 2024
SEX 21:00

16 NOV 2024
SÁB 19:00

Comprar Bilhetes
Auditório Emílio Rui Vilar
16 € (descontos)
Duração 2h30 (sem intervalo)
M/18

Em português, com legendas integrais em português e inglês

Sessão com audiodescrição
16 NOV
19:00

Reconhecimento de palco para pessoas com deficiência visual (cegas e de baixa visão)
16 NOV
18:00

Biografia Carolina Bianchi

Carolina Bianchi é uma criadora de teatro, escritora e performer brasileira, radicada em Amsterdã desde 2020. Em seu trabalho no teatro, teoria e prática são inseparáveis, e sua escolha de trabalhar com vários elencos e diferentes aspectos da coralidade é recorrente. Suas obras partem de uma perspectiva de crise para lançar confabulações sobre gênero, violência sexual e história da arte.  Sua encenação é uma combinação de diferentes referências da literatura, do cinema e da pintura, repleta de mashups musicais e um constante confronto com tudo o que parece ser uma verdade absoluta. É diretora do coletivo CARA DE CAVALO, de São Paulo, com quem criou as peças: Trilogia Cadela Força - 2022/26; O Tremor Magnífico - 2020 e LOBO. Em 2023, Bianchi estreia a primeira parte da trilogia CADELA FORÇA: "A Noiva e a Cinderela da Boa Noite", no âmbito do Festival d’Avignon. Em 2024, Bianchi iniciou a criação do Capítulo II, que estreará em Maio de 2025, no âmbito do Kunstenfesivaldesarts, na KVS BOL - Bruxelas.

Inserido no Festival Alkantara

Alkantara Festival

Apoio

Institut FrançaisMais FrançaRádio Futura

Concepção, texto e direção

Carolina Bianchi

Dramaturgia e parceria no processo de pesquisa

Carolina Mendonça

Elenco

Alitta, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur, Larissa Ballarotti, Marina Matheus, Rafael Limongelli

Direção técnica, sonoplastia e música original

Miguel Caldas

Cenografia e arte

Luisa Callegari

Desenho de luz

Jo Rios

Vídeos e projeções

Montserrat Fonseca Llach

Vídeo karaoke

Thany Sanches

Figurinos

Tomás Decina, Luisa Callegari, Carolina Bianchi

Assistente de arte e colaboração artística geral

Tomás Decina

Diálogo sobre teoria e dramaturgia

Silvia Bottiroli

Colaborações em treino de corpo e voz

Pat Fudyda e Yantó

Direção de palco e apoio à produção

AnaCris Medina

Direção de produção, gestão de digressão e comunicação

Carla Estefan

Produção

Metro Gestão Cultural (BR), Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

Coprodução

Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdã

Residência para finalizar a peça e a construção do cenário

La FabricA du Festival d'Avignon 

Residências

Teatro Frascati, DAS Theatre (Amsterdã), Festival Proximamente/KVS (Bruxelas), Festival 21 Voltz/Central Elétrica (Porto), Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão (São Paulo) e Espaço Desterro (Rio de Janeiro)

Apoio

Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater.

Gestão de projeto e difusão internacional

Metro Gestão Cultural 

Partilhar Facebook / Twitter