Open Call

Open Call

Common Lab 2025

Open Call

Common Lab 2025

Procuramos 7 artistas que criem projetos na área do teatro, dança e performance, para fazer parte do Common LAB 2025. Neste laboratório itinerante de 8 semanas propõe-se experimentar práticas, coletivas e individuais, para a partilha de conhecimento e desenvolvimento de pesquisas artísticas, com o objetivo de ampliar as narrativas Europeias.

Common Lab 2025 faz parte de Common Stories, um projeto que junta organizações de artes performativas, artistas e públicos para abordar as noções dinâmicas de identidade e diversidade, numa sociedade europeia em transformação.

Common stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

© DR.

23 SET
– 15 OUT 2024

Inscrições abertas
Lisboa-Portugal, Colónia-Alemanha, Cairo-Egipto, Bobigny-France

Para esclarecimento de dúvidas e apoio à candidatura contactar Nouria Tirou n.tirou@mc93.com (em Inglês ou Francês).

Informações Open Call Common Lab 2025

Common LAB — Um programa do projeto Common Stories

Common Lab 2025 faz parte de Common Stories, um projeto que junta organizações de artes performativas, artistas e públicos para abordar as noções dinâmicas de identidade e diversidade, numa sociedade europeia em transformação.


A construção de identidade é baseada e fortalecida por histórias e experiências. As histórias dão conta de quem somos e de quem procuramos ser, questionam e desafiam a forma como nos vemos e de como vemos outras pessoas. Acreditamos que a diversidade de histórias e a multiplicidade de perspectivas permitem um entendimento mais preciso e justo dos contextos políticos, culturais e dos desafios sociais que enfrentamos para a criação de entendimentos partilhados nas sociedades europeias — caracterizadas pela sua volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade e simultaneamente em busca de justiça social.


Historicamente, as sociedades europeias têm sido construídas sobre desigualdades que acreditamos precisarem de ser abordadas. O sector cultural, concretamente e simbolicamente, está enredado em tensões e lógicas coloniais e patriarcais. No contexto das artes performativas, os lugares de poder, de decisão, de programação e os recursos estão maioritariamente nas mãos de homens brancos, de classe média alta. Simultaneamente, artistas e pessoas de diferentes contextos culturais, sociais, de gênero e diversidade funcional continuam sub representadas, no palco e fora dele, especialmente em lugares de decisão e de liderança.


O projeto Common Stories irá promover práticas artísticas e conteúdos que possam contribuir para um contexto profissional que acolhe e escuta vozes e perspectivas múltiplas.


Common stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.



Common LABs

Cada Common LAB inclui quatro módulos, de duas semanas cada, em quatro cidades diferentes, incluindo uma cidade não Europeia, para um período total de oito semanas. Esta será a última edição do Common LAB, que terá reunido 24 artistas nas suas três edições entre 2023 e 2025. Para mais informação sobre as edições anteriores e as pessoas que participaram, consulta o site do Common Stories

O desenho do programa do Common LAB tem em conta práticas artísticas e histórias sub representadas ou ausentes nas nossas instituições, assim como a importância da diversidade de linguagens, estéticas e representatividade. O programa cria oportunidades para a partilha, troca de experiências e aprendizagem entre artistas e com pessoas convidadas; para pesquisa de projetos individuais; e para a apresentação desses projetos às estruturas parceiras do Common Lab e a outras instituições. 


Onde e quando terá lugar o Common LAB 2025?

- Lisboa, Portugal | 5-18 de maio 2025 | Acolhido por Alkantara
- Cologne, Alemanha | 2-15 de junho de 2025 | Acolhido por africologne
- Cairo, Egito | 12-24 de outubro de 2025 | Acolhido por Orient Productions, em parceria com Les Récréâtrales
- Bobigny, França | 24 de outubro a 7 de novembro | Acolhido por MC93


O programa incluiu as seguintes atividades: 

Os conteúdos deste programa serão desenhados de acordo com o perfil e interesses das pessoas a selecionar nesta candidatura. A maior parte das atividades serão em inglês. Tradução para/de Inglês poderá ser providenciada em algumas atividades, de acordo com as necessidades.

O que oferecemos:

Apoio financeiro (80€/dia de residência)
Viagens e alojamento

 

A língua do programa é Inglês. Pontualmente, e consoante as necessidades, poderá ser oferecido um serviço de tradução de ou para Inglês. 


Quem pode candidatar-se?

Artistas individuais que:

Só artistas individuais, que propõem o projeto, podem candidatar-se. Candidaturas por grupos de artistas não serão consideradas, uma vez que o Common LAB só poderá suportar os custos de uma pessoa por projeto.

Encorajamos a candidatura de artistas de todas as etnias, culturas, religiões, nacionalidades, funcionalidades diversas, sexos, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, idade e contextos socioeconómicos.



Como será feita a seleção destas candidaturas?

As candidaturas serão avaliadas por Carla Nobre Sousa e David Cabecinha (Alkantara), Gerhardt Haag and Kerstin Ortmeier (africologne), Hortense Archambault and Virginie Dupray (MC93). Na avaliação serão considerados os projetos anteriormente desenvolvidos pelas pessoas candidatas e o projeto que gostariam de pesquisar no contexto deste programa.

Uma pessoa do Conselho Consultivo do Common Stories participará na seleção, dando recomendações sobre a diversidade do grupo e a relevância dos projetos artísticos seleccionados.

Uma seleção de 16 artistas será convidada a participar numa entrevista de 20 minutos entre 4 e 6 de dezembro de 2024. Os resultados finais serão anunciados por email a 13 de dezembro de 2024.

Todas as pessoas serão informadas do resultado da sua candidatura, quer sejam selecionadas ou não. Não será possível darmos retorno individual sobre cada candidatura e todas as decisões são finais. 



Como te podes candidatar?

Preenche o formulário de candidatura que encontras aqui até 15 de outubro de 2024 às 15h, hora de Portugal.
O formulário de candidatura apenas está disponível em Inglês e recomendamos que submetas a tua candidatura nessa língua. No entanto, também aceitamos formulários preenchidos em Alemão, Francês, Polaco, Português e Sueco.

Se a qualquer momento tiveres questões ou precisares de apoio para submeter a tua candidatura, por favor, contacta Nouria Tirou n.tirou@mc93.com para questões em Inglês ou Francês.

Estas são as informações que te serão pedidas no formulário: 

 

SECÇÃO PARA AUTO-IDENTIFICAÇÃO (OPCIONAL) 

Nesta secção podes escolher auto-identificar-te como membro de um grupo sistemicamente marginalizado, no contexto cultural europeu (incluindo, mas não limitado a, grupos com base no género - identidade e/ou expressão -, raça, etnia, contexto socioeconómico e diversidade funcional). Podes ainda escolher descrever essa identidade. Esta secção pretende ajudar-nos a estimar a diversidade no conjunto de candidaturas e fazem parte do nosso compromisso para aumentar a diversidade de artistas e projetos presentes nas nossas organizações culturais. 

  • workshops com pessoas convidadas
  • palestras e conversas com pessoas convidadas
  • visitas à cidade e encontros com artistas e agentes culturais locais
  • espetáculos integradas na programação do festival africologne, assim como programação artística nas outras cidades
  • algum tempo de estúdio para trabalho individual ou de grupo
  • encontros individuais para discutir necessidades individuais de produção e questões relacionadas com a implementação prática de cada projeto
  • uma sessão aberta em Bobigny onde os projetos serão apresentados às estruturas parceiras do Common Lab e a outras instituições. 
    • abordam noções dinâmicas de identidade e diversidade numa sociedade Europeia em transformação, tanto a nível profissional como a nível pessoal

    • têm uma prática profissional nas artes performativas - dança, teatro, performance ou outra disciplina

    • têm interesse em pesquisar e apresentar um projeto em formato de pitching (independentemente do número de pessoas necessárias para a execução do projeto - que pode ser um solo, peça de grupo ou outro formato)

    • residem e trabalham na Europa

    • têm um bom domínio da língua inglesa

    • têm disponibilidade total para participar em todas as atividades calendarizadas.

    1. Nome 

    2. País de residência 

    3. Idade 

    4. Género (Masculino / Feminino / Outro, por favor especifica) 

    5. Que pronomes devemos utilizar para nos referirmos a ti? (Ele/Ela/Elu/Outro, por favor especifica) 

    6. Que disciplina artística melhor descreve o projeto a que te candidatas ao Common LAB? (Teatro/Dança/Performance/Outro) 

    7. Apresenta brevemente o projeto que gostarias de pesquisar e apresentar em formato pitching no Common LAB. Aceitamos projetos em qualquer fase de desenvolvimento, mas caso o projeto já tenha parceiros, residências ou apresentações confirmadas, por favor indica-as aqui. (Máx. 3000 caracteres) 

    8. Apresenta brevemente o teu último projeto artístico. Qual foi o contexto de apresentação? (Máx. 3000 caracteres) 

    9. Por favor partilha alguma informação sobre o teu percurso, tendo em conta os valores do projeto Common Stories. (Máx. 3000 caracteres)

    10. Quais as tuas motivações para te candidatures e o que esperas deste programa? (Máx. 2500 caracteres) 

    11. Confirmas a tua disponibilidade total para participar Common LAB nas datas propostas? 

    12. Por favor faz upload de documentos .pdf para: 

      1. CV 

      2. Apresentação artística do projeto que gostarias de pesquisar no contexto do Common LAB

      3. Documentação de trabalhos anteriores, incluindo links para vídeos, site e redes sociais 

    13. Por favor usa este campo para acrescentar informação sobre a tua situação, pessoal ou profissional, que seja importante termos em consideração para que possas participar.  

    1. Auto-identificas-te como membro de algum grupo sistemicamente marginalizado? (opcional) (Sim / Não)

    2. Declaração de auto-identificação — Se sim, e se quiseres acrescentar mais informação, por favor descreve essa identidade. (Máx 1000 caracteres) 

Cofinanciado pela União Europeia

União Europeia

Parceria

Alkantara Festival
Partilhar Facebook / Twitter