Este evento já decorreu.
Mathilde Monnier e Alan Pauls
Mathilde Monnier e Alan Pauls
Inspirado muito livremente em Le Bal (1981), ideia original e encenação de Jean-Claude Penchenat, criação coletiva do Théâtre du Campagnol.
Trinta e seis anos separam Le Bal de Jean-Claude Penchenat (uma peça criada em janeiro de 1981 com a companhia Théâtre du Campagnol; este espetáculo sem palavras tornou-se muito popular e esteve em digressão na Europa durante anos; além disso, Ettore Scola realizou um filme baseado neste projeto com a mesma companhia de teatro) e El Baile, o seu infiel descendente argentino. Apenas uma piscadela de olhos à Europa. Mas uma eternidade vertiginosa para a Argentina, que neste período passou por coisas por que outros países não passam nem num século: levantamentos militares, híper inflação, pilhagens, mudança abrupta de governos, crises terminais, ressurreições.
Na Argentina de El Baile passa-se tudo ao mesmo tempo durante todo o tempo. É tudo contemporâneo de tudo. Por isso coexistem músicas clássicas e sons atuais, últimos gritos pop e cantos marciais, canais de rádio e canções infantis, canções pimba e a poesia das zambas. Claro que a História está presente, mas da forma em que a podemos ver e sentir todos os dias nas ruas argentinas; em ruínas, como uma paisagem composta de todos os destroços que ficaram depois de a História ter explodido.
Mathilde Monnier e Alan Pauls
17 FEV 2018
SÁB 21:30
18 FEV 2018
DOM 17:00
18€ *
Duração 1h30
M/6
* Jovens até 30 anos e desempregados 5€
Conceito
Mathilde Monnier e Alan Pauls
Coreografia
Mathilde Monnier
Interpretação
Martin Gil, Lucas Lagomarsino, Samanta Leder, Pablo Lugones, Ari Lutzker, Carmen Pereiro Numer, Valeria Polorena, Lucia Garcia Pulles, Celia Argüello Rena, Delfina Thiel, María Kuhmichel e Daniel Wendler
Dramaturgia
Véronique Timsit
Cenografia e figurinos
Annie Tolleter
Criação de luz
Eric Wurtz
Criação de som
Olivier Renouf
Aconselhamento musical
Sergio Pujol
Músicas de
Charly Garcia, Virus, Sumo, Redonditos de Ricota, El Mato a un Policio Motorizado e Osvaldo Pugliese. Excertos de cumbia argentina de Miss Bolivia, Pibes Chorros, Gilda, Damas Gratis e Kumbia Queers
Coaching vocal
Barbara Togander e Daniel Wendler
Assistência coreográfica
Marie Bardet
Ensaiadora nas digressões
Corinne Garcia
Colaboração artística
Anne Fontanesi
Direção técnica
François Mussillon
Operação de luz
Jean-Philippe Geindreau
Operação de som
Pierre Durand
Difusão internacional
Julie Le Gall – Bureau Cokot
Produção e colaboração artística
Nicolas Roux
Produção
Le Quai Centre dramatique national Angers Pays de la Loire
Coprodução
Chaillot - Théâtre national de la danse, Festival Montpellier Danse 2017, Théâtre de Namur, CTBA - Teatro San Martin Buenos Aires, Théâtre-Sénart scène nationale, La Bâtie - Festival de Genève Apoio Direction Générale de la Création Artistique du Ministère français de la Culture
Com o apoio generoso
de Jean-François Guéganno
Agradecimentos
Lucie Haguenauer, Hélène Kelmachter, Cecilia Kuska, Evelyne Loew, Yann Lorvo, Jean-Claude Penchenat, Olivier Poubelle, Diana Theocharidis e Natalia Uccello