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FICÇÃO E FAKE
FICÇÃO E FAKE
Moderação: Margarida David Cardoso, jornalista do Fumaça
A Grande Magia conta a história de um homem ciumento que é abandonado pela mulher com a ajuda de um mágico que a faz desaparecer no meio de um truque de magia. Este homem escolhe então passar o resto da vida a acreditar que a mulher desapareceu dentro da caixa do mágico e não que o abandonou. Mesmo quando todos os dados estão lá a anunciá-la, prefere a fantasia à realidade.
Esta história torna-se agora um convite a refletir acerca do entrelaçamento entre realidade e ficção e, no seu extremo, da substituição da primeira pela segunda. Para o fazer, juntaremos numa conversa aberta à participação do público Tónan Quito, ator e encenador de A Grande Magia, e Joana Sá, professora do Instituto Superior Técnico (IST-UL) e coordenadora de um projeto que investiga as dinâmicas comportamentais da partilha de fake news.
26 JUN 2021
SÁB 18:00
Gratuito*
Duração 60 min
*sujeito à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00
Biografias
Teresa Mendes Flores
Teresa Mendes Flores é investigadora principal do projeto Photo Impulse no ICNOVA onde coordena o grupo de investigação Cultura, Mediação e Artes, integrando também a direção do centro. Atualmente, é uma das editoras principais da Revista de Comunicação e Linguagens. Projetos financiados em que participou como investigadora incluem: Feminine Politics – Gender Politics and Strategies Oriented Towards Visibility of Women Members of Parliament (2008-2011), History of the Visual Culture of Medicine in Portugal (2010-2013), Culture at the Front Page – A Study of the Portuguese Newspapers During the First Decade of This Century (2012-2014), Stereo Visual Culture – The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography (2012-2015). Realizou um pós-doutoramento sob o tema da fotografia nas expedições científicas portuguesas (2012-2017) e leciona nas áreas da semiótica, arqueologia dos media visuais e teoria da imagem, com principal enfoque para a fotografia e o filme. Dirige atualmente o projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, "Photoimpulse", sobre as missões geodésicas, geográficas e antropológicas realizadas nas ex-colónias entre 1900 e 1960.
Margarida Medeiros
Margarida Medeiros é investigadora do ICNOVA e professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA. Leciona nas áreas de História da Fotografia e Cultura Visual. Participou nos projetos financiados Visual Culture of Medicine in Portugal (2010-1013) e Stereo Visual Culture – The Portuguese Stereoscopic Photography (2012-2015). É coeditora da revista de Comunicação e Linguagens do ICNOVA. Publica regularmente em revistas especializadas, sendo também autora de diversos livros: Fotografia e Narcisismo – o autorretrato contemporâneo (2000), Fotografia e Verdade – uma história de fantasmas (2010), A última imagem – fotografia de uma ficção (2012) e editou a antologia de ensaios Fotogramas – ensaios sobre Fotografia (Lisboa, Documenta, 2016). Crítica e curadora de fotografia, foi responsável por exposições como: Augusto Bobone, Fotoradiografias – 1896 (Fundação EDP / Lisboa, 2014), Tesouros da Fotografia Portuguesa do séc.XIX (em colaboração com Emília Tavares (MNAC / Lisboa, 2015), Fotografia e Viagem (Museu Fotográfico Vicentes / Funchal, 2019).
Helena Elias
Helena Elias é Professora Auxiliar na área da Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Doutorou-se em Arte pública, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2007). Foi Mestre em Artes, pela Grays School of Arts, Universidade Robert Gordon, Aberdeen, Reino Unido (2000) e licenciou-se em Escultura pela FBAUL (1999). O seu projeto de doutoramento recebeu o prêmio Ignacio de Lecea, atribuído pela Generalital e Faculdad de Bellas Artes da U.Barcelona (2009). Enquanto artista, professora e investigadora, articula o ensino e a prática artística, expondo o seu trabalho e publicando diversos artigos e capítulos de livros. Foi-lhe atribuída uma bolsa FCT para a sua pesquisa artística de pós-doutoramento em Escultura na Faculdade de Belas Artes, U.Lisboa. Recebeu o prêmio de melhores práticas do observIST-UL pelas suas oficinas e residência artística no IST Museu de Civil (2019), sob o título "O que há numa linha?" Coordena a linha Investigação em Artes e Ciências do VICARTE, onde desenvolve o projeto Comunidades da Prática – Estratégias Metodológicas para Investigação Colaborativa entre as Artes e as Ciências.
Luis Mendonça de Carvalho
Luis Mendonça de Carvalho é Biólogo, mestre em bioquímica e fisiologia de plantas, doutor em sistemática e morfologia de plantas (etnobotânica) pela Universidade de Coimbra. Professor coordenador no Instituto Politécnico de Beja, onde fundou e dirige o Museu Botânico. Investigador no Instituto de História Contemporânea da FCSH – Universidade Nova de Lisboa/Universidade de Évora. Visiting Scholar na Universidade de Harvard.
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