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Flat + Satisfyin Lover + Goldberg Variations
Flat + Satisfyin Lover + Goldberg Variations
No contexto do ciclo Steve Paxton, a Culturgest apresenta três peças históricas de Paxton, reinterpretadas pelo coreógrafo e bailarino esloveno Jurij Konjar.
O programa integra duas peças curtas dos primeiros anos do mítico Judson Dance Theater, abordando um dos temas centrais do coletivo: o que é dançar? No curto solo Flat, Paxton explora movimentos simples como andar, ficar sentado, assumir posições ou focar a atenção. Satisfyin Lover continua a mesma exploração ao apresentar 42 pessoas, selecionadas aleatoriamente, a atravessar o palco, seguindo um guião elementar.
As Goldberg Variations datam de uma fase posterior, quando Steve Paxton já tinha criado a famosa Improvisação de Contato. Nesta obra improvisada, Paxton desenvolve muitas das questões cruciais da dança pós-Cunningham, num diálogo comovente com a obra homónima de Bach, na interpretação de Glen Gould. No solo que apresentamos, Jurij Konjar revisita a obra original, a partir da observação de gravações da peça e uma prática diária prolongada, parcialmente em diálogo com Steve Paxton e Lisa Nelson. Em sintonia com o legado de Steve Paxton, a obra renasce em cada apresentação, como um encontro entre o bailarino, a música e o público.
A Culturgest apresenta o ciclo Steve Paxton que inclui uma exposição com curadoria Romain Bigé e de João Fiadeiro, apra além da apresentação destas performances históricas em palco. O programa Paxton não se esgota aqui. A transversalidade do seu trabalho traduz-se ainda numa série de cinco conferências (a primeira das quais com o próprio Paxton), dois workshops sobre Contacto Improvisação e Material para a Coluna, o envolvimento de escolas e a ativação do espaço expositivo numa arena performativa.
09 MAR 2019
SÁB 19:00
Ciclo Steve Paxton
Coreógrafo, bailarino e improvisador norte-americano, Steve Paxton (1939) tem moldado continuamente a face da dança nas últimas seis décadas. Tendo iniciado a sua carreira nos anos 1950, Paxton dançou com José Limon e Merce Cunningham, foi um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações coletivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna, e do coletivo de improvisação nova-iorquino Grand Union. Inventou duas técnicas – Contact Improvisation (Contacto-Improvisação) e Material for the Spine (Material para a Coluna) –, e cruzou-se com artistas plásticos (como Robert Rauschenberg), tornando-se também marcante para o universo das artes visuais. Tudo isto enquanto escrevia extensamente sobre movimento (mais de cem artigos desde 1970) e atuava em espetáculos de dança improvisada por todo o mundo.
O seu trabalho tem vindo a influenciar coreógrafos e bailarinos, muitas vezes ao ponto de se perder a origem de algumas das suas pesquisas: a análise e integração de movimentos quotidianos (como caminhar), a importância do tato, do peso e do equilíbrio e a abertura ao corpo não-técnico.
Em Portugal, o pensamento de Steve Paxton e do Judson Dance Theatre tiveram uma influência decisiva em muitos dos integrantes da chamada Nova Dança Portuguesa, que partilhavam, em vários aspetos, as suas inquietações sobre a relação entre a arte e o quotidiano.
Partindo desta perspetiva, a Culturgest apresenta o ciclo Steve Paxton que tem como elemento central uma exposição com curadoria de Romain Bigé e de João Fiadeiro e a apresentação de algumas performances históricas em palco. O programa Paxton não se esgota aqui. A transversalidade do seu trabalho traduz-se ainda numa série de cinco conferências (a primeira das quais com o próprio Paxton), três workshops sobre Contacto-Improvisação, Material para a Coluna e a relação entre dança e pensamento, o envolvimento de escolas e a ativação do espaço expositivo numa arena performativa.
Relação com escolas de dança
No contexto da exposição de Steve Paxton, e com o objetivo de assegurar que a obra de um dos filósofos-criadores mais influentes da História da Dança não passe despercebida, a Culturgest contactou algumas escolas de dança e centros de investigação em Lisboa. Assim se desenhou uma colaboração que terá início com uma série de colóquios-demonstrações sobre o legado de Steve Paxton que os curadores da exposição, Romain Bigé e João Fiadeiro, apresentarão em cada escola/centro associado. De modo a proporcionar um aprofundamento individual do trabalho de Paxton, esta acção prosseguirá com uma presença contínua e participada de estudantes (com livre trânsito) nas galerias da Culturgest. Por último, as escolas/ centros foram encorajadas a deslocar temporariamente para as galerias algumas das suas actividades de modo a que o espaço expositivo fique povoado por praticantes e investigadores.
Escolas e centros associados
c-e-m. centro em movimento
CI LX jam
Escola Superior de Dança
Escola Superior de Teatro e cinema
FOR - Formação Olga Roriz
Forum Dança
Faculdade de Motricidade Humana
Flat (1964)
DE Steve Paxton
INTERPRETAÇÃO Jurij Konjar
Satisfyin Lover (1967)
DE Steve Paxton
COORDENAÇÃO Jurij Konjar
Goldberg Variations (1986/2010)
DE Jurij Konjar
BASEADO NA OBRA DE Steve Paxton
LUZ Robrecht Ghesquiere
MÚSICA Goldberg Variations (Johann Sebastian Bach), interpretado por Glen Gould (1981)
AGRADECIMENTOS Steve Paxton e Lisa Nelson
PRODUÇÃO Jurij Konjar
COPRODUÇÃO Tanzquartier Wien
APOIO Ministério da Cultura da Eslovénia