Este evento já decorreu.
Hotel Europa
Hotel Europa
Amores de Leste viaja entre África, Portugal e a Europa de Leste através das histórias de pessoas que viveram do outro lado da Cortina de Ferro, enquanto combatiam pelo fim da ditadura e do colonialismo portugueses. Que impacto é que este tempo passado nos regimes comunistas da Europa de Leste teve nas suas vidas? Alguns deixaram o partido após essa experiência, outros mantiveram a militância. Alguns apaixonaram-se e formaram família no outro lado da Cortina; outras famílias desmoronaram com o colapso do bloco de Leste em 1989.
Baseado em relatos recolhidos e nas histórias dos próprios intérpretes - de Angola, Cabo Verde, República Checa, Alemanha, Moçambique e Portugal -, este espetáculo questiona as relações entre o amor, a família e a política.
10 FEV 2022
QUI 21:00
11 FEV 2022
SEX 21:00
12 FEV 2022
SÁB 19:00
14€ (descontos)
Duração 90 min
M/12
Espetáculo falado maioritariamente em português com algumas partes em alemão, checo, changana e russo (legendadas em português)
De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros de 7 de janeiro de 2022, para acesso ao Grande Auditório é obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID da UE, na modalidade de vacinação, testagem ou recuperação. Não serão aceites autotestes.
Biografia
Hotel Europa é uma companhia de teatro que, através de um olhar documental, explora as fronteiras entre o teatro, a dança e a performance. A componente documental é expressa comumente pela recolha de testemunhos, de narrativas familiares, de pesquisa historiográfica e de material autobiográfico. A companhia criada por André Amálio e Tereza Havlíčková já apresentou trabalho em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha, República Checa e Eslovénia. As temáticas são principalmente direcionadas para o passado ligado ao fascismo e colonialismo, assim como, no que diz respeito à atualidade, para os temas da migração, do ambiente e da gentrificação. A companhia já apresentou em 2019, na Culturgest, o teatro performance O fim do colonialismo português e, também no mesmo ano, Os filhos do colonialismo português.
Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto Create to Connect, Create to Impact
Apoio à Divulgação
Apoio
Criação
André Amálio e Tereza Havlíčková
Intérpretes
André Amálio, Andreia Galvão, Beatrice Cordier, Jorge Cabral, Mbalango, Tereza Havlíčková
Assistência de encenação
Cheila Lima
Cenografia
Ana Paula Rocha
Assistente de cenografia
Aurora dos Campos
Desenho de Luz e Direção Técnica
Joaquim Madaíl
Vídeo
Marta Salazar
Músico
Mbalango
Produção Executiva
Maria João Santos, Ana Lage
Coprodução
Culturgest - Lisboa, Théâtre de la Ville - Paris, Euro-scene Leipzig
Residências
O Espaço do Tempo, Armazém 22, Euro-scene Leipzig, Passages Transfestival, Festival Zero Point e Schloss Bröllin
Projeto financiado pelo Fundo de Fomento Cultural.
Hotel Europa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa-Ministério da Cultura / DGArtes.