Joe Scanlan e a Broodthaers Society of America
Joe Scanlan e a Broodthaers Society of America
Curadoria: Bruno Marchand
Em 1975, o artista belga Marcel Broodthaers concebeu La Conquête de l'espace, Atlas à l'usage des artistes et des militaires – obra constituída por um livro minúsculo (cerca de 4x2 cm), complementado por um poster. Nas suas 38 páginas sucedem-se silhuetas de 32 países, maioritariamente do hemisfério norte, organizados alfabeticamente e apresentados com exatamente a mesma altura.
Em 2015, o artista norte-americano Joe Scanlan fundou a Broodthaers Society of America – organização dedicada a analisar as ressonâncias e a influência do trabalho do belga no contexto político e cultural dos Estados Unidos. Para além de promover exposições e outros eventos, a Broodthaers Society alberga um arquivo crescente de mais de 200 materiais impressos que o belga produziu ao longo da sua vida ou que outros produziram sob a influência do seu trabalho.
Em 2020, Scanlan concebeu Expanded Atlas. Simultaneamente um objeto de Pop Art e um fac-símile estofado, a obra assume-se como uma versão XXL do original de Broodthaers. Mais fácil de consultar e mais agradável de manusear, a nova versão inclui pelo menos um país para cada letra do alfabeto, sendo as novas entradas sujeitas a critérios de diversidade, equidade e inclusão, favorecendo países do hemisfério sul e outros que não existiam quando o Atlas foi publicado pela primeira vez.
Para além de apresentar a estreia da peça de Scanlan, a exposição incluirá mais de 20 fac-símiles que outros artistas, galerias e museus produziram a partir de originais de Marcel Broodthaers, bem como fac-símiles ou versões que o próprio fez da sua obra e da obra de artistas como Mallarmé ou Baudelaire, todos provenientes do acervo da Broodthaers Society.