Este evento já decorreu.
Milo Rau / NTGent & MST
Milo Rau / NTGent & MST
Para Antígona na Amazónia, Milo Rau e a sua equipa viajaram para o estado do Pará, onde as florestas ardem e a natureza é devastada por uma exploração impiedosa. Em colaboração com o Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), o maior movimento de pessoas sem terra no mundo, criam uma peça alegórica sobre a luta política e a resistência.
“Há coisas monstruosas, mas nada é mais monstruoso do que a humanidade”. Assim, o coro inicia o seu canto trágico num ecrã ao centro do palco. Passagens filmadas são intercaladas com intervenções ao vivo, num diálogo eloquente entre a experiência vivida, o conhecimento dos ativistas indígenas e dos membros do MST e a tragédia de Sófocles, da antiguidade clássica grega. Encontramo-nos ao mesmo tempo no coração da mítica cidade de Tebas e no estado do Pará, onde a floresta amazónica é saqueada e destruída pela ganância humana.
11 NOV 2023
SÁB 21:00
12 NOV 2023
DOM 17:00
16€ (descontos)
Duração 1h50
M/16
Em inglês, tucano, neerlandês e português com legendas em português e inglês.
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO
No dia 12 de novembro, o espetáculo será seguido de uma conversa com o elenco na sala 2.
Bio Milo Rau
Milo Rau nasceu em 1977, na Suíça. É encenador, realizador, jornalista e ensaísta. Estudou Sociologia, Estudos Alemães e Romanos em Paris, Zurique e Berlim. Em 2007, fundou a companhia International Institute of Political Murder (IIPM), onde desenvolve os seus trabalhos desde então. As suas produções e filmes (“Five Easy Pieces”, ”Montana”, “The Last Days of the Ceausescus”, “Hate Radio”, “City of Change”, “The Moscow Trials”, “The Zurich Trials”, “The Civil Wars”, “The Dark Ages”, “The Congo Tribunal” e muitos outros) foram convidados para integrar os programas dos maiores festivais do mundo, como o Festival d’Avignon, o Berliner Theatertreffen e o Kunstenfestival Brussels, entre outros.
Apoio
Inserido no Festival Alkantara
Conceção e direção
Milo Rau
Texto
Milo Rau & ensemble
Elenco
Pablo Casella, Frederico Araujo, Sara De Bosschere, Arne De Tremerie
No ecrã
Kay Sara, Gracinha Donato, Célia Maracajá, Choir of militants of Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), e, como Tirésias, Ailton Krenak
Produção
NTGent
Coprodução
The International Institute of Political Murder (IIPM), Festival d'Avignon, Romaeuropa Festival, Manchester International Festival, La Villette Parijs, Tandem - Scène nationale (Arras Douai), Künstlerhaus Mousonturm (Frankfurt), Equinoxe Scène Nationale (Châteauroux), Wiener Festwochen
Em colaboração com
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Coapresentação com
Teatro Municipal do Porto