Este evento já decorreu.

Motion

Motion

Teatro do Frio

Motion

Teatro do Frio

Motion cruza metodologias do teatro e da dança contemporânea com o contexto das artes visuais, resultando numa proposta performativa a partir da experiência e no ambiente do museu. Propõe-se a escutar e dar voz à polifonia das invisibilidades que emanam da relação entre corpos, humanos e mais-do-que-humanos dentro da galeria de arte. Expõe o Teatro do Frio ao contato com visitantes da galeria. Decorrendo dessa experiência, o elenco toma o palco, partilha e expande, ante e com a presença do público, os brilhos e fissuras desses encontros. 

© DR.

24 NOV 2023
SEX 15:00

25 NOV 2023
SÁB 17:00

26 NOV 2023
DOM 17:00

Comprar Bilhetes
Pequeno Auditório

7€
M/16

O Teatro do Frio informa que irá proceder à recolha de imagens e registos de sons para arquivo e divulgação da performance Motion.

Biografias Motion

Catarina Lacerda

Catarina Lacerda (1981) é atriz e compõe teatralmente para cena. Licenciada em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), com distinção pelo prémio Eng.º Antº Almeida, é Professora Especialista de reconhecida experiência e competência profissional (CTC da ESMAE/IPP) e professora de movimento e interpretação na ESMAE.

Cofundadora e codiretora artística do Teatro do Frio, lugar a partir do qual pesquisa relações entre interpretação, escrita e encenação, concebeu e dirigiu artisticamente várias criações de carácter pluridisciplinar e desenvolve desde 2020 o projeto editorial Toponímia.  

Em cinema, destaca a colaboração com André G. Mata/O Pátio do Carrasco (2023), João M. Ferreira/Viveiros (2021), Pedro F. Marques/O Lugar Que Ocupas (2016) e António Ferreira/Deus Não Quis (2007).

 

Diogo Liberano

Diogo Liberano (1987) é diretor teatral, dramaturgo e professor brasileiro, residente em Portugal desde 2022. É Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, com ênfase em dramaturgia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PPGLCC/PUC-Rio), Mestre em Artes da Cena, com ênfase em teatro e arte da performance (Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGAC/UFRJ) e Graduado em Artes Cênicas: Direção Teatral. É criador do Platô – Pesquisa e Produção, plataforma que articula ações de pesquisa, produção e pedagogia artísticas, e dramaturgista do Chelsea Theatre, em Londres. As suas áreas de interesse misturam atuação e direção teatral, dramaturgia e dramaturgismo, arte da performance, curadoria e crítica, ensino e produção de artes cênicas.

 

Gunnar Borges

Gunnar Borges (1989) é artista-pesquisador, ator e diretor. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na UFRJ, mestre em Artes da Cena pela mesma instituição e bacharel em Interpretação pela UNIRIO. É membro da Miúda, núcleo de pesquisa em artes, onde pesquisa os atravessamentos entre teatro e dança. Compõe um repertório como ator em mais de 30 espetáculos teatrais e 5 longas-metragens. Dirigiu 12 espetáculos de teatro, os seus trabalhos mais recentes foram a direção do espetáculo ‘Cão Gelado', reconhecido pela Globo do Rio de Janeiro como um projeto contundente e necessário, ainda em circulação pelo Brasil, e também a co-direção e preparação de elenco do o longa-metragem “A Cozinha”, que acaba de fazer a sua estreia internacional na plataforma globoplay.

 

Malu Vilas Boas

Malu Vilas Boas (1995) é intérprete e criadora de teatro.  Formou-se em Teatro, Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo e pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, ambas no Porto. Após a conclusão da licenciatura em 2018, estagiou com companhia El Pont Flotant (Valência, Espanha). Destaca a sua colaboração com o Teatro do Frio, com o qual tem vindo a desenvolver trabalho desde 2019. Enquanto intérprete, integrou projetos de Nuno Carinhas, Fernando Mora Ramos, Nuno M Cardoso, Nuno Cardoso, Rodrigo Santos, Paulo Calatré, Joana Providência, Laika Theater of Senses, Saguenail, Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo e Inês Garrido. 

Acompanha Sara Inês Gigante nos seus projetos teatrais, nomeadamente “Massa Mãe” e “Popular”, prestando apoio à criação e dramaturgia. Em 2023, estreou a sua primeira criação “Treat Your Self!”.

 

Rodrigo Malvar

Rodrigo Malvar (1989) é mestre em Criação Artística Contemporânea pela UA, curso de Interpretação na ESMAE. Destaca o trabalho com Jean Phillipe Vassal, Kristin Linklater, David Abram e Grzegorz Bral.

É performer, artista sonoro e codiretor Artístico do Teatro do Frio, onde aprofunda desde 2013 o conceito de drama sonoro na relação entre composição e dramaturgia. Docente na ESMAE onde desenvolve a pesquisa entre corpo-voz-mente-emoção desde 2013 e colaborador do Núcleo de investigação de Musica e Artes do Espetáculo - NIMAE-IPP.

Tem desenvolvido e sistematizado processos e espetáculos de participação, colaboração e mediação em parceria com a Culturgest, com o Festival Materiais Diversos e na co-direção artística do projecto AZEVEDO. Trabalha regularmente com o Museu do Douro e com o Museu da Cidade onde, sonicamente, percebe a relação corpo-som-paisagem-ficção. Foi artista português na CREART´13 e ´20, expondo em Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Macedónia do Norte e Lituânia.

Em 2020 inicia curadoria colaborativa do Pólo da Pasteleira no âmbito do Cultura em Expansão – CMP, foi consultor artístico do Festival de Arte Pública Imaginarius.

 

Sara Neves

Sara Neves (1992) é intérprete cujo foco de trabalho varia entre texto e a relação corpo/voz. Após iniciar a sua formação no Espaço EVOÉ, Lisboa, em 2014, prosseguiu com uma Licenciatura em Teatro na ESMAE, Porto.

Estreou-se profissionalmente em 2018 com o monólogo "Charlotte", adaptação do conto "Papel de Parede Amarelo". Desde 2019, tem vindo a colaborar com companhias como a Momento Artistas Independentes, Teatro do Frio, Colectivo Grua, Comédias do Minho, Assédio Teatro e Subcutâneo

 

Vahan Kerovpyan 

Vahan Kerovpyan (1985) é músico multi-instrumentista, ilustrador e pedagogo nascido em Paris, de origens arménia e americana. Aprendeu percussão e piano em criança, em jeito autodidata. Sempre escreveu música e letras, maioritariamente baseadas em modos do Médio Oriente e ritmos circulares, explorando o lugar entre a herança do passado e as questões quentes do presente. Ao longo da sua infância e até 2011, fez parte da associação Mgnig, que valoriza o bilinguismo e a fala arménia através da expressão criativa. Aí desenvolveu o interesse pelo teatro, dança tradicional, escrita, pedagogia e ilustração. Ao terminar o ensino secundário e durante a universidade (licenciatura em História e Estudos Arménios), fez parte de vários projetos musicais, dentro dos quais Akn (canto litúrgico arménio) e Kotchnak (música popular arménia).

Filho de pais músicos, o seu mundo musical é profundamente marcado pelo repertório tradicional arménio, e também pelos concertos e cassetes que cresceu a ouvir: do rock ao rebetiko, do clássico à música tradicional do Burundi. Estudou zarb persa durante vários anos. É membro fundador da banda Collectif Medz Bazar (www.collectifmedzbazar.com). Trabalha regularmente em projectos que envolvem teatro, dança, clown e vídeo, em França, Portugal e Polónia. Trabalhou com as companhias de teatro Un soir, ailleurs e L'enjeu a des ailes (França), Teatr Zar/Instituto Grotowski (Polónia) e a companhia de dança Kerman (França). Trabalha com o departamento das comunidades arménias da Fundação Calouste Gulbenkian como tradutor, pedagogo, criador de conteúdos artísticos e linguísticos (www.yertik.com), e facilitador num programa de imersão linguística dirigido a crianças, jovens e professores (www.zarmanazan.com). Actualmente reside no Porto, onde integrou diversos projetos teatrais como assistente à encenação, músico, conselheiro musical e actor. Cria espectáculos de teatro e música com Ana Madureira desde 2013, dos quais destaca o concerto Lav Lur e as peças para a infância Dama Pé de Mim e Espanto.

 

Direção artística

Catarina Lacerda

Dramaturgia

Catarina Lacerda, Diogo Liberano e Rodrigo Malvar

Texto

Diogo Liberano

Performers

Maria Luís Vilas Boas, Sara Neves, Gunnar Borges e Vahan Kerovpian

Direção de Produção

Paula Silva

Produção Executiva

Ana de Sousa Vieira

Comunicação

Raquel Luz

Criação

Teatro do Frio em Co-produção com a Culturgest

Apoios

CulturDança

Partilhar Facebook / Twitter