Este evento já decorreu.
Lançamento livro Tiago Rodrigues
Lançamento livro Tiago Rodrigues
Apresentação: Marta Temido
«O vosso espectáculo devia ter três actos.
Acto I: Eu vou salvar o mundo.
Acto II: Eu não vou salvar o mundo.
Acto III: O mundo não pode ser salvo. E cai o pano.»
Na Medida do Impossível, peça de Tiago Rodrigues, estreada em Genebra em 2022 e apresentada na Culturgest em abril de 2024, é fruto de entrevistas com pessoas que trabalham no Comité Internacional da Cruz Vermelha e nos Médicos Sem Fronteiras. Apesar de saberem, melhor do que a maioria, que não vão conseguir salvar o mundo, estas pessoas continuam a arriscar a vida por dias melhores e momentos de dignidade. A peça, agora também em formato de livro, resgata as experiências de quem vive e trabalha em condições extremas e em territórios denominados de "impossíveis".
O texto Na Medida do Impossível é agora editado pela Tinta da China e o lançamento do livro acontece no contexto da estreia nacional da mais recente peça de Tiago Rodrigues, No Yogurt for the Dead na Culturgest. O lançamento conta com a apresentação de Marta Temido, eurodeputada e Bárbara Bulhosa da Tinta da China.
20 FEV 2025
QUI 18:30
Entrada livre
Duração 1h30
*mediante levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala).
Pré-inscrição disponível aqui
Biografia Tiago Rodrigues
Tiago Rodrigues (Amadora, 1977) é actor, encenador, dramaturgo e produtor. Em 2003, fundou a companhia Mundo Perfeito com Magda Bizarro, através da qual criou e apresentou, ao longo de 11 anos, cerca de 30 espectáculos em mais de 20 países. Foi também professor de teatro em várias escolas. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries televisivas, artigos, poesia e ensaios. Alguns dos seus espectáculos mais reconhecidos são By Heart (2013), António e Cleópatra (2014), Bovary (2014) ou Sopro (2017), e as suas peças mais recentes são Catarina e a Beleza de Matar Fascistas (2020), Coro de Amantes (2021) ou Dans la mesure de l’impossible (2022). Já recebeu várias distinções nacionais e internacionais, destacando-se o XV Prémio Europa Realidades Teatrais (2018), o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras atribuído pelo Governo Francês (2019), o Prémio Pessoa (2019) e a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português (2021). Foi Director Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, entre 2015 e 2021. Actualmente, é director do Festival d’Avignon, sendo o primeiro não-francês a assumir a função naquela que é uma das mais importantes manifestações de teatro em todo o mundo.