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Nadia Beugré
Nadia Beugré
Há dois anos, Nadia Beugré encontrou-se com membros da comunidade trans de Abidjan (Costa do Marfim), a cidade onde nasceu e cresceu. Identificadas como rapazes à nascença, navegam entre géneros numa sociedade que – no melhor dos casos – nega a sua existência. Muitas trabalham como cabeleireiras durante o dia e divas dos clubes à noite, onde inventam as suas próprias danças a partir de estilos como voguing e coupé-décalé. Movem-se entre a clandestinidade e um circuito de entreajuda.
Em conjunto com membros desta comunidade, Beugré desenvolve uma investigação coreográfica sobre género, identidade e a vida na periferia da norma. Convida a um espaço híbrido onde o palco do teatro se transforma num salão de beleza, que, mais tarde, se torna uma pista de dança. Nada é imutável e cada movimento é uma ode à possibilidade de se ser várias coisas ao mesmo tempo. Nesta coreografia, por vezes íntima, por vezes explosiva, Beugré fala da condição feminina e da solidariedade.
24 NOV 2023
SEX 21:00
25 NOV 2023
SÁB 21:00
14€ (descontos)
Duração 75 min
M/16
Em francês, português e nouchi com legendas em português para pessoas surdas e em inglês
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO
No dia 24 de novembro, o espetáculo será seguido de uma conversa com o elenco na sala 2.
Bio Nadia Beugré
Nadia Beugré (1981, Abidjan) dá os seus primeiros passos na dança na companhia Dante Théâtre em Abidjan, onde explora as danças tradicionais da Costa do Marfim. Em 1997, é fundadora, com Béatrice Kombé, da premiada companhia de dança Tché Tché. Estuda coreografia na École des Sables de Germaine Acogny (Senegal) e no Centro Coreográfico de Montpellier, com direcção de Mathilde Monnier. Neste período cria os solos Un espace Vide: Moi (2008) e Quartiers Libres (2009). Seguem-se as criações para grupo Legacy (2015), Tapis Rouge (2017) e Roukasskass Club (2018), apresentadas, entre outros, no Festival d’Automne em Paris ou no Holland Festival em Amesterdão. Enquanto intérprete, colabora com Seydou Boro, Alain Buffard, Dorothée Munyaneza, Boris Charmatz, Bernardo Montet, e Faustin Linyekula. É artista associada do Vooruit (Gent) até 2021.
Apoio
Organização
Inserido no Festival Alkantara
Título original
Prophétique (On est déjà né·es)
Direção artística
Nadia Beugré
Iluminação
Anthony Merlaud
Cenografia
Jean-Christophe Lanquetin
Assistência artística
Christian Romain Kossa
Orientação externa
Nadim Bahsoun, Adonis Nebié
Performance
Beyoncé, Canel, Jhaya Caupenne, Taylor Dear, Acauã Shereya El Bandide, Kevin Kero
Produção
Libr'Arts / Virginie Dupray
Este espetáculo é apresentado com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JC Decaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom.
Coprodução
Kunstenfestivaldesarts Bruxelas, Théâtre Le Rideau Bruxelas, Montpellier Danse, Points Communs Cergy Pontoise, Holland Festival Amsterdã, CULTURESCAPES 2023 Sahara, ICI—Centre Chorégraphique National Montpellier Occitanie Pyrénées Méditerranée / direção de Christian Rizzo, Fonds Transfabrik – Fonds franco-allemand pour le spectacle vivant, Tanz im August / HAU Hebbel am Ufer Berlim, La Place de la danse CDCN Toulouse Occitanie, Théâtre Garonne Scène Européenne - Toulouse, Les Spectacles Vivants - Centre Pompidou Paris, Festival d'Automne à Paris, Spielart Theater festival Munique, Théâtre de Freiburg, Africa Moment
Residência
Agora de la danse Montpellier danse, La place de la danse CDCN Toulouse Occitanie, Théâtre Le Rideau Bruxelas
Com apoio
DRAC Occitanie - Ministério Francês da Cultura e Comunicação
Agradecimentos
Ivoire Marionnettes Abidjan e Institut français de Côte d'Ivoire