Este evento já decorreu.
A Noite das Ideias
A Noite das Ideias
A Noite das Ideias associa-se à performance Eu Sou o Monstro Que Vos Fala, do filósofo trans Paul. B. Preciado, apresentado na Culturgest e integrada na programação da BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas. Inscrevendo-se neste contexto, A Noite das Ideias tem como tema geral “Plus?” e começa com um debate sobre género. Esse “plus” seguido de uma interrogação oferece a oportunidade de refletir sobre a acumulação, o excesso e a proliferação como uma regra geral do mundo em que vivemos. Trata-se, em suma, de um regime hipertélico - uma lógica que faz com que a mercadoria, a informação, os fenómenos sociais e culturais e muitos outros aspetos do mundo contemporâneo vão para além dos seus próprios fins. É isto a hipertelia, o conceito que serve de orientação geral para o programa de A Noite das Ideias. Assim, o que estará em discussão é o “mais” (o “plus”) que se coloca no fim da sigla LGBTQI+, esse sinal que indica que a série nunca está terminada e pode ser sempre prolongada.
PROGRAMA
Performance x Conferências e Debates x
PAUL B. PRECIADO
Eu Sou o Monstro que Vos Fala
17:00
Duração 2h
15€ (descontos)
Auditório Emílio Rui Vilar
O Sabor da Noite - Instalação Culinária de NaMesa
Foyer do Auditório Emílio Rui Vilar
19:00
Conferências e Debates x
SINZIANA RAVINI, P. FEIJÓ, CLÁUDIA VAREJÃO
O Género: Plural, Escandalosamente Plural
20:00
Duração 60 min.
Auditório Emílio Rui Vilar
Em discussão nesta mesa-redonda está o sinal + (ou não fosse ele uma eloquente tradução do “Mais?” que preside tematicamente a toda esta edição de A Noite das Ideias) que aparece no fim da sigla LGBTQI+, que tem sido sujeita a uma progressiva ampliação. Esta força expansiva do género que o leva em direção de territórios por nomear faz dele uma potência sempre apta a perturbar limites e fronteiras, a mostrar-se ostensivamente e, desse modo, a causar escândalo.
Conferências e Debates x Cinema x
L'ÉLOGE DE LA LENTEUR
Coleção de vídeos do CNAP (Centre National des Arts Plastiques)
Edith Sekyndt, Michel François et Superflex
+
LAURENT DE SUTTER, JERÔME LÈBRE, CARLA BAPTISTA
A Grande Escalada da Aceleração e da Velocidade
22:00
Duração 1h30
Pequeno Auditório
Desde os seus primórdios, o cinema experimental a-cinema fez do espaço fílmico o próprio espaço de exposição das coisas, no modo do enigma da lentidão e da duração, inventando uma terceira via cinematográfica, entre o documentário e a ficção. A projeção das curtas-metragens The Working Life (Superflex, 2013), Déjà vu (Hallu) (Michel François, 2003), Provisory Object 02 e A is hotter than B (Edith Dekyndt, 2000 e 2005), trabalha a lentidão, os ritmos corporais, os gestos do trabalho improdutivo, fazendo também uma apologia do ócio.
A conversa A Grande Escalada da Aceleração e da Velocidade, que se segue, incide no aumento progressivo da velocidade. A lei da aceleração só prevê o seu contrário, a desaceleração, sob a forma de um desastre colossal. Mas, observando a irreversibilidade da aceleração como o maior desastre, a desaceleração é uma hipótese salvífica. É, por isso, pertinente discutir a velocidade como fenómeno hipertélico, sem esquecer o Manifesto Aceleracionista (Inglaterra, 2013).
17 SET 2023
DOM 17:00–23:00
Conferências com entrada gratuita*
Conferências com tradução simultânea francês-português.
*levantamento de bilhete a partir das 16:30 para a conversa O Género: Plural, Escandalosamente Plural.
**levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala) para a conversa A Grande Escalada da Aceleração e da Velocidade.