Este evento já decorreu.

Excesso de Luz

Raul Cerveira Lima, Martin Pawley

Excesso de Luz

Raul Cerveira Lima, Martin Pawley

Moderação: Maria Serrano

Que contacto com o céu noturno podemos ter ainda nas vilas e cidades? Como estamos a poluir a noite com todo o nosso deslumbramento elétrico? Se considerarmos as estrelas ou a Via Láctea como um património natural, como nos podemos permitir apagá-las da memória com o nosso excesso de luz? 

Do espaço testemunhamos enormes áreas iluminadas a cobrir a Terra. O crescimento urbano invadiu reservas naturais e desregulou ecossistemas noturnos, introduzindo a luz na vida de espécies que dependem da noite escura. Observatórios astronómicos deixaram de realizar observações científicas e estão hoje reduzidos à categoria de museus.

Raul Cerveira Lima, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), Universidade de Coimbra e Politécnico do Porto, e Martin Pawley, da Ío, Agrupación Astronómica Coruñesa, crítico e programador de cinema, ambos especialistas em poluição luminosa, conversam sobre a luz, os seus excessos, e modos simples de as pessoas, as instituições, a arquitetura e o urbanismo preservarem a noite e o nosso contacto com o Cosmos.

No ciclo Aqui, no Universo lançamo-nos em conversas sobre a relação da Terra com o Universo e as suas cosmologias. Os planetas, as constelações e outros corpos celestes são as pontes de ligação para o desconhecido. Visitámos a aplicação Música das Estrelas, do Planetário do Porto, que se dedica à astrofísica estelar para escutar uma banda sonora especial.
© ESA/DLR/FU Berlin.

20 FEV 2024
TER 18:30

Auditório Emílio Rui Vilar

Entrada gratuita*

*mediante levantamento de bilhetes 30 min. Antes (sujeito à lotação da sala).

Parceria

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Moderação

Com apoio da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal - SciComPt

Partilhar Facebook / Twitter