Este evento já decorreu.
Fabrizio Cassol, Alain Platel
Fabrizio Cassol, Alain Platel
Catorze músicos africanos e europeus juntam-se em torno do Requiem de Mozart e, com encenação de Alain Platel, reinventam a obra magistral com as suas próprias influências musicais: o jazz, a ópera e a música popular africana. O compositor Fabrizio Cassol, que já tinha reinterpretado compositores clássicos em vsprs (Monteverdi), pitié! (Bach) e Macbeth (Verdi), realiza com este Requiem o seu empreendimento musical mais audaz de sempre. Os instrumentos de orquestra são substituídos por acordeão (tocado por João Barradas), guitarra elétrica, mbira, tuba, percussão e os grandes coros transformados em duetos e trios.
A vitalidade musical contrasta com um filme a preto e branco de uma mulher que morre, dominando o palco como um memento mori. Da confluência das imagens com a música nasce uma experiência estética e emocional que transcende as contradições. Nas culturas africanas, a morte e o luto são compatíveis com a vida e nos funerais partilha-se a dor pela perda e a alegria de viver. Requiem para L. vai beber a esta tradição para oferecer uma nova cerimónia de luto, que suspenda as oposições entre o antigo e o contemporâneo, a cultura ocidental e a cultura africana, a vida e a morte.
14 MAR 2019
QUI 21:00
15 MAR 2019
SEX 21:00
16 MAR 2019
SÁB 19:00
18€ (descontos)
Duração 1h40
M/14
MÚSICA
Fabrizio Cassol baseado no Requiem de W.A. Mozart
ENCENAÇÃO
Alain Platel
MAESTRO
Rodriguez Vangama
COM E POR
Rodriguez Vangama (guitarra e baixo elétrico), Boule Mpanya, Fredy Massamba, Russell Tshiebua (canto), Nobulumko Mngxekeza, Owen Metsileng, Stephen Diaz, Rodrigo Ferreira (canto liríco), João Barradas (acordeão), Kojack Kossakamvwe (guitarra elétrica), Niels Van Heertum (eufónio), Bouton Kalanda, Erick Ngoya, Silva Makengo (likembe), Michel Seba (percussão)
DRAMATURGIA
Hildegard De Vuyst
ASSISTÊNCIA MUSICAL
Maribeth Diggle
ASSISTÊNCIA COREOGRÁFICA
Quan Bui Ngoc
VÍDEO
Simon Van Rompay
CÂMARA
Natan Rosseel
CENÁRIO
Alain Platel
CONSTRUÇÃO CENÁRIO
Wim Van de Cappelle em colaboração com atelier NTGent
LUZ
Carlo Bourguignon
SOM
Carlo Thompson, Guillaume Desmet
FIGURINOS
Dorine Demuynck
DIREÇÃO DE CENA
Wim Van de Cappelle
FOTOGRAFIA
Chris Van der Burght
PRODUÇÃO
Katrien Van Gysegem, Valerie Desmet
ASSISTÊNCIA E DIGRESSÃO
Steve De Schepper
ESTAGIÁRIA TEATRO
Lisaboa Houbrechts
ESTAGIÁRIA ENGENHARIA DE TEATRO
Ijf Boullet
EM DIÁLOGO COM
Dr. Marc Cosyns
PRODUÇÃO
les ballets C de la B, Festival de Marseille, Berliner Festspiele
COPRODUÇÃO
Opéra de Lille; Théâtre National de Chaillot Paris; Les Théâtres de la Ville de Luxembourg; Onassis Cultural Centre Athens; TorinoDanza; Aperto Festival - Fondazione I Teatri, Reggio Emilia; Kampnagel Hamburg; Ludwigsburger Schlossfestspiele; Festspielhaus St. Pölten; L’Arsenal Metz; Scène Nationale du Sud-Aquitain, Bayonne; La Ville de Marseille-Opéra
AGENCIAMENTO
Frans Brood Productions
APOIO ESTRUTURAL
Autoridades Flamengas, Cidade de Ghent, Provincia de Flandres de Leste, North Sea Port e Belgian Taxshelter
AGRADECIMENTOS
Isnelle da Silveira, Filip De Boeck, Barbara Raes, Griet Callewaert, atelier NTGent, Mevrouw S.P., Juffrouw A.C., Fondation Camargo (Cassis, France), Sylvain Cambreling, Con-nexion vzw
Agradecemos a L. e à sua família pela candura excecional, a confiança profunda e o apoio único a este projeto.