Este evento já decorreu.

Sofia Dias & Vítor Roriz

Ruído

Sofia Dias & Vítor Roriz

Ruído

Sofia Dias & Vítor Roriz são uma dupla de artistas a colaborar desde 2006. A natureza híbrida da sua pesquisa, associada a uma vontade de experimentação levou a dupla a criar vários espetáculos, faixas sonoras, vídeos, podcasts e instalações, atravessando diferentes contextos e esbatendo limites entre áreas artísticas.Em 2023 e 2024, Sofia e Vítor são Artistas Residentes na Fundação Champalimaud, no âmbito da iniciativa Bridges to the Unknown, onde desenvolvem processos de investigação interdisciplinar, em sinergia com investigadores do Champalimaud Center for the Unknown.

Durante esta residência surgiu o título para esta peça — ruído —, um conceito que no campo da neurociência adquiriu uma aura de mistério pela sua omnipresença no funcionamento neural e também pela dificuldade em ser explicado. O ruído tanto representa o nada, o irrelevante, o que perturba e polui, como também o caudal de informação significativa que (ainda) não conseguimos apreender.

© Bruno Simão.
© Bruno Simão.
© Bruno Simão.
Sofia Dias e Vítor Roriz, em colaboração com investigadores do Champalimaud Center for the Unknown, mergulharam na complexidade do ruído, explorando as suas diferentes camadas, para a criação do espetáculo de dança precisamente chamado… Ruído. Vamos ouvir alguns sons do espetáculo.
© Bruno Simão.

10 OUT 2024
QUI 21:00

11 OUT 2024
SEX 21:00

12 OUT 2024
SÁB 19:00

Comprar Bilhetes
Auditório Emílio Rui Vilar
14 € (descontos)
Duração 60min.
M/12

Em português, francês, inglês e espanhol com legendagem.

Sofia Dias & Vítor Roriz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa — Cultura I DGARTES — Direção-Geral das Artes

Apoio

Rádio Futura

Direção artística e criação

Sofia Dias & Vítor Roriz

Interpretação

Connor Scott, Lewis Seivwright, María Ibarretxe, Natacha Campos, Vi Lattaque 

Som 

Sofia Dias

Desenho de luz e direção técnica

Nuno Borda d’Água

Figurinos

José António Tenente

Apoio à dramaturgia

Simon Hatab

Parceria

Fundação Champalimaud - Bridges to the Unknown (Lisboa)

Coprodução

Culturgest — Fundação Caixa Geral de Depósitos, A Oficina, Cineteatro Louletano, Teatro-Cine de Torres Vedras, O Espaço do Tempo 

Produção

Sofia Dias & Vítor Roriz

Administração

Cátia Mateus

Partilhar Facebook / Twitter