Susan Hiller
Susan Hiller
Dedicado ao Desconhecido é a primeira exposição individual da artista Susan Hiller desde o seu falecimento em 2019. Com uma prática multimédia que se estendeu por mais de cinco décadas, a sua singular produção tomou diversas formas, desde as pesquisas experimentais coletivas da década de 1970 à pintura, fotografia, escultura e instalações audiovisuais inovadoras.
Hiller dedicou-se à investigação do fascínio ambivalente da nossa cultura por coisas que saem do âmbito da compreensão normal e quotidiana. Os trabalhos selecionados exploram ideias consideradas alternativas ou esotéricas, marginalizadas ou menosprezadas: a percepção extrassensorial; a crença em poderes místicos; o significado dos sonhos;
práticas de escrita automática; e experiências coletivas da atividade subconsciente, inconsciente e paranormal.
O poder do seu trabalho não assenta no facto de defender ou rejeitar a verdade de tais fenómenos, mas na apresentação da existência dessas práticas, crenças e experiências como «facto social», desenterrando aspetos ocultos da cultura para revelar que existe algo misterioso debaixo da superfície daquilo que, à primeira vista, parece simples de compreender; a vida está cheia de coisas desconhecidas.
Curadoria
Andrew Price
Exposição organizada pelo Museo Helga de Alvear, Cáceres, em colaboração com a Culturgest