Este evento já decorreu.
Boris Charmatz
Boris Charmatz
Concebidas em várias partes e dirigidas por princípios coreográficos distintos, estas experiências coreográficas são conduzidas por dois instrumentos centrais, o órgão e os sinos, rumo a uma futura peça em torno da noção de igreja que retoma o significado grego de assembleia inerente ao termo ekklesia, tanto dentro do edifício religioso como a céu aberto. Para investigar a igreja, para fazer ressoar os seus órgãos e sinos, Boris Charmatz interessa-se menos pela igreja assim entendida e mais pela forma de criar uma arquitetura humana de igreja, uma “igreja sem igreja”, uma assembleia de corpos em contacto, uma assembleia coreográfica. Qual é a herança da igreja na nossa sociedade contemporânea? Como é que pode ser subvertida, abalada? É possível pensar numa igreja libertária?
Convidado pela Culturgest, Boris Charmatz ocupa o jardim da Alameda Dom Afonso Henriques juntamente com um grupo de quinze bailarinos, composto por colaboradores próximos do coreógrafo e bailarinos de Portugal. O [terrain] Lisboa, a céu aberto e aberto a toda a gente, reúne conversas, aquecimentos públicos, workshops, ensaios e performances.
Interpretação
Laura Bachman, Régis Badel, Ashley Chen, Sofia Dias, Angela Diaz Quintela, João dos Santos Martins, Henrique Furtado, Tatiana Julien, Georges Labbat, Johanna Elisa Lemke, Piny, Vítor Roriz, Lewis Seivwright,
Bruno Senune, Solène Wachter
Conceito e coreografia
Boris Charmatz
Assistente de coreografia
Magali Caillet Gajan
Luz
Yves Godin
Som
Olivier Renouf
Figurinos
Florence Samain
Voz
Dalila Khatir
Direção Técnica
François Aubry aka Moustache
Produção
Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos e [terrain]
Um projecto organizado no âmbito da Temporada França-Portugal 2022.
Cofinanciado por Create To Connect - Create To Impact do programa Europa Criativa da União Europeia
Agradecimentos
Perig Menez, Guilhem Chatir, Julien Gallée-Ferré, Simon Le Borgne, Noémie Langevin, Catherine Wood
[terrain]
Direção artística
Boris Charmatz
Vice-direção
Hélène Joly
Direção de produção
Lucas Chardon, Martina Hochmuth
Gestão de Produção
Jessica Crasnier, Briac Geffrault
Boris Charmatz, diretor artístico de [terrain] e, a partir de Agosto 2022, de Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, está a trabalhar num projeto artístico entre França e Alemanha.
[terrain] tem o apoio do Ministério da Cultura - DRAC Hauts-de-France e da Hauts-de-France Region. No âmbito da presença do projeto em Hauts-de-France region, [terrain] está a trabalhar com a Opéra de Lille, phénix national stage of Valenciennes – polo nacional da criação - e Maison de la Culture d’Amiens - polo europeu de criação e produção. Boris Charmatz é um artista associado do Charleroi danse (Belgium) desde 2018 a 2022.