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Workshops
Workshops
Três workshops para trabalhar a partir das técnicas e as práticas de Steve Paxton.
O primeiro é conduzido por Patrícia Kuypers e incide sobre Contacto-Improvisação (Contact-Improvisation), a técnica mais notável de Paxton que se concentra na relação com o outro, trazendo para o jogo os pontos de contato físico entre dois ou mais parceiros. Esta técnica mobiliza os sentidos, as perceções (tácteis, visuais, auditivos, cinestésicos), a relação com a envolvente (solo, espaço, gravidade) e com o imediato.
Otto Ramstad dirige o workshop sobre Material para a Coluna (Material for the Spine), técnica desenvolvida por Paxton nos últimos 30 anos que explora o movimento dentro dos músculos que suportam a coluna vertebral, assim como as ligações entre a pélvis, a cabeça, as omoplatas e as vértebras. Esta prática individual consiste em exercícios específicos, puzzles corporais e imagética ideocinética que ajudam a fortalecer e coordenar os alicerces do movimento.
João Fiadeiro e Romain Bigé conduzem o workshopAgir o pensamento. Pensar a ação que liga as duas técnicas, os estudos refletidos na exposição Esboço de Técnicas Interiores (movimento pedestre, anarquia, contacto, gravidade, silêncio, movimento, solo e relação), e as suas próprias pesquisas sobre composição em tempo real e relação entre dança e filosofia.
05 – 06 JUN Contacto-Improvisação com Patricia Kuypers
10 – 14 JUN Agir o pensamento. Pensar a ação. com João Fiadeiro e Romain Bigé
17 – 20 JUN Material para a Coluna com Otto Ramstad
5–6 JUN 2019
10–14 JUN 2019
17–20 JUN 2019
INSCRIÇÕES AQUI
Ciclo Steve Paxton
Coreógrafo, bailarino e improvisador norte-americano, Steve Paxton (1939) tem moldado continuamente a face da dança nas últimas seis décadas. Tendo iniciado a sua carreira nos anos 1950, Paxton dançou com José Limon e Merce Cunningham, foi um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações coletivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna, e do coletivo de improvisação nova-iorquino Grand Union. Inventou duas técnicas – Contact Improvisation (Contacto-Improvisação) e Material for the Spine (Material para a Coluna) –, e cruzou-se com artistas plásticos (como Robert Rauschenberg), tornando-se também marcante para o universo das artes visuais. Tudo isto enquanto escrevia extensamente sobre movimento (mais de cem artigos desde 1970) e atuava em espetáculos de dança improvisada por todo o mundo.
O seu trabalho tem vindo a influenciar coreógrafos e bailarinos, muitas vezes ao ponto de se perder a origem de algumas das suas pesquisas: a análise e integração de movimentos quotidianos (como caminhar), a importância do tato, do peso e do equilíbrio e a abertura ao corpo não-técnico.
Em Portugal, o pensamento de Steve Paxton e do Judson Dance Theatre tiveram uma influência decisiva em muitos dos integrantes da chamada Nova Dança Portuguesa, que partilhavam, em vários aspetos, as suas inquietações sobre a relação entre a arte e o quotidiano.
Partindo desta perspetiva, a Culturgest apresenta o ciclo Steve Paxton que tem como elemento central uma exposição com curadoria de Romain Bigé e de João Fiadeiro e a apresentação de algumas performances históricas em palco. O programa Paxton não se esgota aqui. A transversalidade do seu trabalho traduz-se ainda numa série de cinco conferências (a primeira das quais com o próprio Paxton), três workshops sobre Contacto-Improvisação, Material para a Coluna e a relação entre dança e pensamento, o envolvimento de escolas e a ativação do espaço expositivo numa arena performativa.
Relação com escolas de dança
No contexto da exposição de Steve Paxton, e com o objetivo de assegurar que a obra de um dos filósofos-criadores mais influentes da História da Dança não passe despercebida, a Culturgest contactou algumas escolas de dança e centros de investigação em Lisboa. Assim se desenhou uma colaboração que terá início com uma série de colóquios-demonstrações sobre o legado de Steve Paxton que os curadores da exposição, Romain Bigé e João Fiadeiro, apresentarão em cada escola/centro associado. De modo a proporcionar um aprofundamento individual do trabalho de Paxton, esta acção prosseguirá com uma presença contínua e participada de estudantes (com livre trânsito) nas galerias da Culturgest. Por último, as escolas/ centros foram encorajadas a deslocar temporariamente para as galerias algumas das suas actividades de modo a que o espaço expositivo fique povoado por praticantes e investigadores.
Escolas e centros associados
c-e-m. centro em movimento
CI LX jam
Escola Superior de Dança
Escola Superior de Teatro e cinema
FOR - Formação Olga Roriz
Forum Dança
Faculdade de Motricidade Humana