A Revolução das Tecnologias Quânticas
A Revolução das Tecnologias Quânticas
Pode um gato tornar os computadores mais rápidos, as comunicações mais seguras e os sensores mais precisos? Nesta palestra, Yasser Omar introduz os princípios da física quântica de forma não técnica, incluindo o enigmático gato de Schrödinger, para ilustrar como esses conceitos podem ser aplicados no desenvolvimento de tecnologias revolucionárias da informação. Discutem-se também as potenciais consequências das tecnologias quânticas para a sociedade da informação, considerando os seus impactos na qualidade de vida, saúde, segurança, cidadania, soberania, sustentabilidade ambiental e na nossa compreensão do Universo.
Yasser Omar é professor no Instituto Superior Técnico (IST), doutorado em física pela Universidade de Oxford, e fundador do QuTe Lab – Quantum Technologies Laboratory, onde foram demonstradas pela primeira vez em Portugal comunicações quânticas sem-fio. Está envolvido na liderança do programa europeu de tecnologias quânticas, é membro do conselho consultivo da Quantum Technology Initiative do CERN, e é presidente do PQI – Portuguese Quantum Institute.
02 ABR 2025
QUA 19:00
Entrada gratuita*
Duração 1h30
*mediante levantamento de bilhete 30 min. antes (sujeito à lotação da sala).
Pré-inscrição disponível aqui.
BIOGRAFIA
Yasser Omar
Licenciado em Física pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorado em Física pela Universidade de Oxford. Actualmente, é professor do IST, onde fundou e lidera o Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas, e é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na computação quântica, na internet quântica, e nas vantagens energéticas das Tecnologias Quânticas. Na última década, ganhou mais de 12 projectos de investigação europeus e um americano no domínio das Tecnologias Quânticas. Em 2019, fundou o QuTe Lab – Quantum Technologies Laboratory, onde se demonstrou pela primeira vez em Portugal comunicações quânticas sem-fio. Está envolvido na liderança do programa europeu de Tecnologias Quânticas, é membro do conselho consultivo da Quantum Technology Initiative do CERN, e é presidente do PQI – Portuguese Quantum Institute. Criou, com colegas de mais de 65 países, o Dia Mundial Quântico – 14 de Abril, e está envolvido na coordenação do Ano Internacional da Ciência e Tecnologias Quânticas – 2025, da ONU.