ACT – Art, Climate, Transition Europa Criativa (UE)
ACT - Arte, Clima, Transição é um projeto europeu de cooperação sobre esperança. A esperança que nos interessa tem que ver com “perspetivas alargadas com possibilidades específicas, aquelas que convidam, ou exigem, que passemos à ação”. (Rebecca Solnit)
Vivemos numa era de colapso climático, extinções em massa e perda de biodiversidade sem precedentes. A nossa Europa é uma Europa de tendências populistas e nacionalistas crescentes que desgastam a resiliência dos sistemas civis e do pensamento político. Volvidos pouquíssimos anos sobre a COP21 - Acordo de Paris, a perceção e a urgência das questões climáticas generalizou-se, mas o que se tem feito para mitigar o problema é deficiente, e é tardio. Estas realidades não são mutuamente exclusivas, pelo contrário, estão estreitamente interligadas. Enquanto projeto de cooperação entre dez organizações culturais europeias, entramos em campo e estabelecemos a ligação entre as artes e aquela que consideramos a agenda mais importante dos dias de hoje: agir, em prole de uma transição justa.
Entre setembro de 2019 e agosto de 2023, foi desenvolvido um projeto de cooperação com dez organizações artísticas: ArtsAdmin (Londres, Reino Unido), Bunker (Liubliana, Eslovénia), Culturgest (Lisboa, Portugal), COAL (Paris, França), Domino (Zagreb, Croácia), Kaaitheater (Bruxelas, Bélgica), Kampnagel (Hamburgo, Alemanha), Lokomotiva (Skopje, Macedónia), NTIL, (Riga, Letónia), Theater Rotterdam (Roterdão, Holanda).