Europe Beyond Access é o maior projeto transnacional do mundo que apoia artistas com deficiência e Surdos para quebrar as barreiras da dança e do teatro contemporâneos. O projeto começou em 2018 e, em 2024, a segunda geração foi cofinanciada, mais uma vez, pelo programa Europa Criativa da União Europeia e durará mais 4 anos, até 2027.

© Andreas Simopoulos.
© Andreas Simopoulos.
© Andreas Simopoulos.
© Simone Cargnoni.
© Andreas Simopoulos.

O novo programa irá:

- Encomendar e apresentar dezenas de novas obras de dança e teatro criadas por artistas com deficiência. 3 grandes coproduções internacionais estarão ao lado de 19 outros novos trabalhos encomendados e 20 apresentações de trabalhos já em digressão – apresentados em 10 países.

- Apoiar artistas com deficiência a internacionalizar as suas práticas artísticas inovadoras e reduzir o isolamento geográfico e artístico vivido singularmente por artistas com deficiência. Centenas de artistas de toda a Europa participarão em Residências, Workshops e Laboratórios Artísticos multinacionais.

- Desenvolver ferramentas e compreensão no mercado mais amplo das artes performativas – partilhando a nossa crença de que o setor cultural europeu deve reduzir urgentemente as barreiras enfrentadas pelos artistas com deficiência.

Europe Beyond Access é gerido por 10 organizações culturais europeias, que constituíam o Consórcio EBA: Skånes Dansteater (Suécia), Holland Dance Festival (Países Baixos), Onassis Stegi (Grécia), Oriente Occidente (Itália), Kampnagel - Internationales Zentrum für schönere Künste (Alemanha), CODA Oslo International Dance Festival (Noruega), Centrum Kultury ZAMEK (Polónia), Project Arts Centre (Irlanda), Mercat de les Flors (Espanha), Culturgest (Portugal).

COFINANCIADO PELO PROGRAMA EUROPA CRIATIVA DA UNIÃO EUROPEIA, NO ÂMBITO DO PROJETO EUROPE BEYOND ACCESS II

Partilhar Facebook / Twitter