E se as artes performativas constituíssem um contraponto à privatização das paisagens e uma experiência coletiva da natureza baseada no tempo e na atenção? Performing Landscape é um projeto europeu que resulta da colaboração entre instituições e organizações com preocupações ecológicas e sociais comuns.

Um encontro entre a criação artística e a natureza, implementado em: Bunker e Mladi Levi Festival (Eslovénia), Culturgest (Portugal), Festival d'Avignon (França), Tangente St. Pölten - Festival für Gegenwartskultur (Áustria), Temporada Alta (Espanha), Zona K e Piccolo Teatro di Milano Teatro d'Europa (Itália), Théâtre Vidy-Lausanne (Suíça) e o coletivo artístico Rimini Protokoll (Alemanha).

© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.
© Beatriz Pequeno.

Caroline Barneaud (Théâtre Vidy-Lausanne) e Stefan Kaegi (Rimini Protokoll) convidam instituições e artistas a deixarem as cidades, teatros e locais para “entrar na paisagem”, prestar atenção colectiva ao que nos rodeia e partilhar uma forma de olhar o território, distante da dos incorporadores ou proprietários. Artistas internacionais, parceiros e equipas locais vão unir-se para criar uma viagem teatral entre o campo e a floresta, numa espécie de land art performativa, teatral, efémera e coletiva.

Paisagens Partilhadas - Teaser

Paisagens Partilhadas estreou em Lausanne, em maio de 2023, no âmbito do programa do Théâtre Vidy-Lausanne. Cada parceiro do projeto Performing Landscape produzirá a sua própria recriação do espetáculo, com os 10 artistas a trabalharem com intérpretes locais em novas paisagens. O projeto é acompanhado por um programa de investigação interdisciplinar que combina convites a cientistas e sessões de aprendizagem entre profissionais do teatro.

 

Artistas, instituições culturais e cientistas desenvolvem uma reflexão sobre as noções de arte, paisagem e território, enquanto desenham um mapa visível e invisível dos diferentes lugares europeus que visitam, desvendando os espaços que partilham através do prisma das artes e das ciências.

Uma forma diferente de olhar e reinventar a Europa em conjunto. A Quinta do Pisão em Cascais será a “paisagem partilhada” portuguesa deste projeto europeu e palco dos 7 projetos artísticos que estarão em diálogo com a paisagem

O projeto conta com performances de: Chiara Bersani & Marco D’Agostin, El Conde de Torrefiel, Sofia Dias & Vítor Roriz, Begum Erciyas & Daniel Kotter, Stefan Kaegi, Ari Benjamin Meyers, Émilie Rousset.

PERFORMING LANDSCAPE COFINANCIADO PELO PROGRAMA EUROPA CRIATIVA DA UNIÃO EUROPEIA

Partilhar Facebook / Twitter